Olá Henrique! Tudo bem?
No curso, nós vimos dois tipos de pesquisa: a pesquisa de usuários e o teste de conceito. Como não sei de qual delas você está falando, vou tentar responder ambos os casos. Se não for isso, me retorna com mais detalhes a sua dúvida e eu respondo de novo. Ok? :)
No caso da pesquisa de usuários, a divulgação pode ocorrer online. Você publica em redes sociais, pede para amigos e contatos profissionais que façam parte do perfil desejado compartilharem em grupos de WhatsApp, faz anúncio em redes e, se tiver verba pra isso, pode até contar com plataformas pagas de pesquisa, como a Opinion Box, por exemplo.
Já no caso do teste de conceito, você pode fazer sua pesquisa contando com um grupo de foco (em ambiente físico ou virtual). Você pode pedir pra essas pessoas testarem seu MVP (que pode ser um protótipo apenas ou uma landing page) e depois aplicar a pesquisa. Selecione o grupo de testes a partir de indicações, cuidando para que realmente correspondam ao perfil do seu cliente/usuário desejado.
Se for online, envie instruções iniciais e posteriormente a pesquisa, mas tudo no mesmo dia. A pesquisa pode ser inclusive por telefone para ter mais insumos.
Já se for presencial, você pode oferecer algo aos participantes, como um café da manhã, almoço ou happy hour posterior aos testes. Em alguns casos, os testers são inclusive remunerados. É comum oferecer benefícios em relação ao produto quando esse estiver disponível, como gratuidade por um determinado período, por exemplo.
Independente do modelo, planeje com muito cuidado para que fique claro o que você deseja validar e que estratégia será utilizada para que os objetivos sejam alcançados, sem influenciar as pessoas.
Ajudei você?
Abraço,
Aline Roque