1
resposta

Como disponibilizar acesso remoto ao IP do servidor NodeJs sem uso de ferramentas de terceiros

Olá,

acompanhei todo o curso, e é bem abrangente por sinal, porém, não me recordo de ter visto nada sobre externar o acesso ao servidor criado, porém esse seria o intuito final.

Pesquisei um pouco sobre e vi algo referente a aplicativos de terceiros como NGrok, NGinx, PageKite e similares que servem a esse propósito, alguns são gratuitos, mas suas limitações são impeditivas ao uso comercial.

A pergunta é, há algo nativo ao node ou modular a ele que faça esse serviço sem ter que utilizar desses expedientes?

1 resposta

Fala aí Tito, tudo bem? Bom, assim como você mesmo pesquisou e disse, isso pode ser feito de N maneiras.

O primeiro passo será você permitir acesso através de rede, isso geralmente é feito informando o host com 0.0.0.0.

O segundo passo agora é liberar o acesso público ao seu servidor, isso pode ser feito configurando no seu roteador.

Você precisa fazer um redirecionamento de porta, por exemplo:

Quando alguém acessar a porta 8080 do meu IP, redirecione o acesso para o IP X da minha rede.

E para fazer o acesso público você vai precisar passar seu IP público para a pessoa, ele pode ser pego no:

http://meuip.com.br/

Essa é a forma de conseguir o que precisa sem usar nenhuma lib ou programas de terceiros, mas, tem suas limitações e exige certas configurações.

O que eu recomendaria é você subir sua API em um cloud na nuvem, no Heroku por exemplo (é bem simples). E disponibilizar o endereço do Heroku para a pessoa.

Ou uma maneira mais simplista, seria utilizar o NGROK.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software