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Como diferenciar Priorização de Falta de organização?

Ao utilizarmos o método Agile de priorização e fluxos não corremos o risco de dar a impressão de pouco planejamento/organização ao cliente?

Por exemplo, se deixarmos para fazer uma parte do projeto que tinha prioridade 2 após finalizar uma parte de prioridade 1, mas só então descobríssemos que essa segunda parte vai acabar afetando a primeira e vamos ter que despender tempo e esforço para consertá-la ou refazê-la. Nosso cliente pode questionar "Por que você não pensou nisso antes?"

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solução!

Olá, Maria. Tudo bem?

Pelo meu entendimento, nas fases de priorização e fluxo podem ter erros e imprevistos, mesmo depois de todo o processo de análise, e isso ser visto como uma desorganização, mas erros e imprevistos fazem parte, por mais estruturado o projeto esteja, e uma das formas de mitigar esses pontos é as entregas de forma gradual que nos permite receber feedback, repriorizar, reorganizar e repensar frente aos passos já realizados.

E por fim, diante disso não vejo como válido alguém apontar a falta de organização diante das entregas de valor que acontecem, pois o conceito básico de agilidade é fazer entregas de valor rapidamente. Talvez, para evitar tais posicionamentos é necessário deixar claro a metodologia de trabalho para o cliente, e sempre deixar alinhado a possibilidade de imprevistos e erros.

Faz sentido?

Espero ter ajudado e bons estudos!

Faz sentido sim, Fernanda! Muito obrigada!