Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como diferenciar a Restropectiva da Planning meeting?

Fiquei em dúvida pois me parecem um pouco sobrepostas as duas reuniões e pergunto: elas tem que ser imediatamente uma após a outra? Como eu diferencio efetivamente cada uma?

1 resposta
solução!

Olá, Breyner! Tudo bem?

Elas são sim sequenciais, pois a retrospectiva marca o fim de uma sprint e a planning o ínicio de outra sprint, ou seja, elas são sequenciais no ciclo do Scrum. Quando você diz imediatamente uma após a outra, está se referindo a ser no mesmo dia? Caso seja isto, não. Se a sua sprint acaba numa sexta-feira, por exemplo, você terá a retrospectiva agendada para este dia e, logo no início da próxima semana (segunda-feira) você pode fazer a planning para a próxima sprint.

Sobre a diferenciação entre elas, vamos observar as características que cada uma destas reuniões deve ter:

• Retrospective:

• Esta reunião marca de fato o final da sprint e acontece após a review;
    • Tem um caráter de melhoria contínua;
    • O time todo participa e relembra quais foram os pontos positivos e negativos ocorridos na sprint e como melhorar estes para a próxima sprint (lembrando que o intuito não é achar culpados e sim buscar a colaboração da equipe como um todo);
    • Como resultado, a retrospectiva gera uma lista de ações a serem tomadas na próxima sprint.
  • Planning:

• Na planning ocorrerá de fato o planejamento e organização das atividades para a nova sprint;
    • O(A) Product Owner traz a lista de tarefas priorizadas, de acordo com as necessidades do cliente, com o product backlog organizado;
    • A partir disso, o(a) PO organiza o sprint backlog e alinha com a equipe quais tarefas serão possíveis de serem realizadas na sprint;
    • Ao final da planning, teremos: a lista de histórias a serem feitas e metas claras que devem ser alcançadas no decorrer da sprint.

Este é um resumo dos pontos mais importantes de cada uma dessas reuniões, mas recomendo que você dê uma olhada também no Scrum Guide, para ter mais detalhes e uma compreensão mais aprofundada sobre o tema. Também recomendo dar uma conferida no episódio do nosso podcast Hipsters Ponto Tech com o tema Scrum: do Zero ao Sprint

Ficou um pouco mais claro, Breyner? Qualquer dúvida, continue à vontade para compartilhar aqui no fórum.

Ótimos estudos! :)