Fiquei em dúvida pois me parecem um pouco sobrepostas as duas reuniões e pergunto: elas tem que ser imediatamente uma após a outra? Como eu diferencio efetivamente cada uma?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei em dúvida pois me parecem um pouco sobrepostas as duas reuniões e pergunto: elas tem que ser imediatamente uma após a outra? Como eu diferencio efetivamente cada uma?
Olá, Breyner! Tudo bem?
Elas são sim sequenciais, pois a retrospectiva marca o fim de uma sprint e a planning o ínicio de outra sprint, ou seja, elas são sequenciais no ciclo do Scrum. Quando você diz imediatamente uma após a outra, está se referindo a ser no mesmo dia? Caso seja isto, não. Se a sua sprint acaba numa sexta-feira, por exemplo, você terá a retrospectiva agendada para este dia e, logo no início da próxima semana (segunda-feira) você pode fazer a planning para a próxima sprint.
Sobre a diferenciação entre elas, vamos observar as características que cada uma destas reuniões deve ter:
Retrospective:
Planning:
Este é um resumo dos pontos mais importantes de cada uma dessas reuniões, mas recomendo que você dê uma olhada também no Scrum Guide, para ter mais detalhes e uma compreensão mais aprofundada sobre o tema. Também recomendo dar uma conferida no episódio do nosso podcast Hipsters Ponto Tech com o tema Scrum: do Zero ao Sprint
Ficou um pouco mais claro, Breyner? Qualquer dúvida, continue à vontade para compartilhar aqui no fórum.
Ótimos estudos! :)