Fiquei em dúvida pois me parecem um pouco sobrepostas as duas reuniões e pergunto: elas tem que ser imediatamente uma após a outra? Como eu diferencio efetivamente cada uma?
Fiquei em dúvida pois me parecem um pouco sobrepostas as duas reuniões e pergunto: elas tem que ser imediatamente uma após a outra? Como eu diferencio efetivamente cada uma?
Olá, Breyner! Tudo bem?
Elas são sim sequenciais, pois a retrospectiva marca o fim de uma sprint e a planning o ínicio de outra sprint, ou seja, elas são sequenciais no ciclo do Scrum. Quando você diz imediatamente uma após a outra, está se referindo a ser no mesmo dia? Caso seja isto, não. Se a sua sprint acaba numa sexta-feira, por exemplo, você terá a retrospectiva agendada para este dia e, logo no início da próxima semana (segunda-feira) você pode fazer a planning para a próxima sprint.
Sobre a diferenciação entre elas, vamos observar as características que cada uma destas reuniões deve ter:
Retrospective:
Planning:
Este é um resumo dos pontos mais importantes de cada uma dessas reuniões, mas recomendo que você dê uma olhada também no Scrum Guide, para ter mais detalhes e uma compreensão mais aprofundada sobre o tema. Também recomendo dar uma conferida no episódio do nosso podcast Hipsters Ponto Tech com o tema Scrum: do Zero ao Sprint
Ficou um pouco mais claro, Breyner? Qualquer dúvida, continue à vontade para compartilhar aqui no fórum.
Ótimos estudos! :)