2
respostas

Como deve ser o refinamento do backlog?

Gostaria de mais detalhes sobre a dinâmica de refinamento do backlog. Em que momento deve ocorrer e sob quais circunstâncias.

2 respostas

Caro Renato,

Obrigado pela sua postagem!

O Refinamento do backlog geralmente é feito pelo Product Owner (PO) como uma preparação para a planning meeting considerando a visão de negócios do PO e uma lógica de encadeamento e integração do desenvolvimento das users stories numa ótica de valor a ser gerado.

Feito este "dever de casa" pelo PO durante a planning meeting a equipe e o scrum master visualizam e entendem a linha de execução do backlog, proposta pelo PO e refinam (calibram) se necessário o encadeamento proposto inicialmente, considerando argumentos técnicos de quem vai executar de fato o desenvolvimento.

Assim em termos de dinâmica de execução o refinamento da backlog segue a linha da planning meeting.

Bons estudos!

Quando se trata de um sistema já conhecido pelos desenvolvedores, já "da casa", há um forte refinamento para planejamento das sprints. Por exemplo, descobre-se que a arquitetura do sistema ou banco não comporta a mudança solicitada pelo cliente e então é necessário que o PO contacte o cliente para mudanças na ideia original.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software