Existe alguma forma de estimar o period ideal para fazer a decomposição da série temporal?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Existe alguma forma de estimar o period ideal para fazer a decomposição da série temporal?
Bom dia Ademir,
A autocorrelação parcial pode ajudar a determinar o período ideal para a decomposição. Se não me engano eu falo um pouco de autocorrelação nos vídeos das aulas seguintes.
Para esta série:

Eu criei o gráfico da função de autocorrelação parcial.

Repare que em torno do lag=13 temos um pico negativo.
Então eu usei o period=13 e consegui gerar essa decomposição:

Mas repare também que mais de um pico na função de autocorrelação parcial pode indicar que temos mais de uma informação se repetindo. E dependendo da complexidade da série essa interpretação fica difícil.
Outra forma, é testar períodos de 7, 30 ou 365 dias (o equivalente em amostras do seu dado para dias). A série inicial que mostrei está em amostras e não em tempo. Isso facilita a interpretação. Se for um problema voltado para vendas ou algo que tem influência no dia a dia das pessoas isso aparece nos dados através de uma sazonalidade. É importante sempre considerar as características do problema que você está resolvendo.