Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como determinar o period ideal para os meus dados?

Existe alguma forma de estimar o period ideal para fazer a decomposição da série temporal?

1 resposta
solução!

Bom dia Ademir,

A autocorrelação parcial pode ajudar a determinar o período ideal para a decomposição. Se não me engano eu falo um pouco de autocorrelação nos vídeos das aulas seguintes.

Para esta série: altext

Eu criei o gráfico da função de autocorrelação parcial.

altext

Repare que em torno do lag=13 temos um pico negativo.

Então eu usei o period=13 e consegui gerar essa decomposição:

altext

Mas repare também que mais de um pico na função de autocorrelação parcial pode indicar que temos mais de uma informação se repetindo. E dependendo da complexidade da série essa interpretação fica difícil.

Outra forma, é testar períodos de 7, 30 ou 365 dias (o equivalente em amostras do seu dado para dias). A série inicial que mostrei está em amostras e não em tempo. Isso facilita a interpretação. Se for um problema voltado para vendas ou algo que tem influência no dia a dia das pessoas isso aparece nos dados através de uma sazonalidade. É importante sempre considerar as características do problema que você está resolvendo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software