4
respostas

Como "desenhar" na tela do Desktop?

Boa noite, estou fazendo o curso de Front-end e durante as aulas, os professores "desenham" na tela para facilitar na hora de criação da página. Como fazer isso no Windows? Gostaria de saber também como faço para descobrir a quantidade de pixels por exemplo de um espaçamento usando essa ferramenta de desenho... eu até sei fazer isso no Photoshop, mas daria muito trabalho e eu perderia muito tempo fazendo isso lá.. gostaria de saber como fazer isso no Windows 8 usando o Chrome. Obrigado

4 respostas

Oi, César! Tudo bom?

Seria o Figma? Essa é a ferramenta que nós usamos para desenhar as interfaces da tela antes de codar. Nela também é possível verificar o espaçamento entre cada elemento selecionando em cima dele.

Inclusive temos vários cursos aqui na plataforma de Figma que pode te ajudar a desenhar as telas antes de codar e entender melhor como funciona a plataforma.

Caso não seja isso, você consegue me dizer em qual curso o instrutor está fazendo isso pra eu conseguir visualizar que programa é?

Oi, Monica! Obrigado por tentar ajudar, mas não é isso. Desenhar eu quis dizer da mesma forma que desenhar sobre uma imagem no celular, só que no celular vc usa os dedos, no computador, o mouse. Fiz um exemplo no photoshop no anexo... vê se dá pra entender. Valeu

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aaaaah! Entendi!

No curso onde é feito esse projeto acontece bastante de desenharem os quadradinhos do flexbox né? Mas isso foi feito pelos editores de vídeo da Alura depois do instrutor gravar no programa de edição deles mesmo, infelizmente eu não saberia informar um programa pra fazer isso diretamente =(

Ah tá, blz! Obrigado! Na verdade eu queria saber isso não só pelo desenho, mas sim para medir os espaçamentos entre os elementos da página. Eu percebi que quando fazemos isso usando o Figma como referência, nós vamos muito pelo "olhometro" para colocar os espaçamentos e não colocamos com a precisão de pixels como é de fato.. não sei se é de propósito isso, mas andei pensando sobre... sei que no Photoshop tem a ferramenta Info, onde conseguimos medir com precisão de pixels a distância entre um elemento e outro, mas fazer todas essas coisas no Photoshop acredito que daria muito trabalho, fora que no meu PC, o PS é muito lento...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software