1
resposta

Como desativar o cache do K8s?

Aos 2:20 o professor comenta sobre um cache do k8s ao se recriar um deployment. Para resolver isso ele sempre muda o nome do container que o deployment vai criar.

É possível desativar esse cache do k8s? Como ?

1 resposta

Olá Guilherme, tudo bem? Bem, sobre esse cache do Kubernetes, eu não encontrei nada na documentação do mesmo falando a respeito desse cache e se ele influencia ou realmente acontece o que o professor mencionou no curso, talvez ela possa ter se enganado e ou isso tenha acontecido em versões anteriores do Kubernetes. Fiz um teste aqui na minha máquina local sobre isso, onde exclui o arquivo statefulset-sistema.yml do cluster e logo em seguida modifiquei a linha:

command: ["sh","enviarMensagens.sh"]

Deixando dessa forma:

command: ["sh","enviarMensagens1.sh"]

E novamente enviei o arquivo statefulset-sistema.yml para o cluster. E como esperado deu um erro no momento de criar um novo POD, justamente porque na execução do comando para enviar uma mensagem para o slack deu um erro, assim consegui atualizar o arquivo e realmente ele foi atualizado corretamente, se o cache funcionasse então deveria ter criada o POD normalmente sem esse erro quanto a execução do comando. Então por isso acho que o professor possa ter se enganado!

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software