Mesmo colocando para salvar antes de fechar a aula no Colab, os arquivos baixados sempre somem, e tenho que baixar e carrega-los novamente todas as aulas. Alguém poderia me ajudar em como deixa-los salvos direto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Mesmo colocando para salvar antes de fechar a aula no Colab, os arquivos baixados sempre somem, e tenho que baixar e carrega-los novamente todas as aulas. Alguém poderia me ajudar em como deixa-los salvos direto?
Olá, Joyce, tudo bem?
Infelizmente fazer um upload e deixar salvo direto não é possível, pois o Colab disponibiliza uma Vm temporária para ser usada. Mas existe a opção de deixar os arquivos em uma pasta do drive e acessar essa pasta diretamente do Google Colab. Assim não seria necessário ter que fazer o upload a cada vez que for usar.
Para isso precisamos abrir o drive onde vamos acessar esses dados com o comando abaixo:
from google.colab import drive
drive.mount('/content/drive')Ao rodar essa célula o google irá pedir permissão ao seu drive, e ao confirmar você poderá ter acesso a todos arquivos que você possui nele. Aqui na Alura temos este vídeo que mostra na prática isso por volta do minuto 5:43 como fazer isso também.
Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!