Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como deixar a API Lumen disponível na WEB

Boa tarde!!

Qual a melhor maneira de disponibilizar online a API para ser consumida? Tendo um servior iis disponível...

2 respostas

A forma é um servidor web. Se ele é IIS, Nginx ou Apache é que seria o cerne da discussão. Minha opinião é que PHP foi feito pra rodar em Linux, então é bom que se aprenda, se ainda não souber, usar esse SO para o mínimo que a gente precisa no dia a dia.

O ideal para uma API lumen é um servidor virtual: uma máquina "pra chamar de sua" na web. Você consegue isso a um preço relativamente baixo na AWS ou na Digital Ocean, por exemplo. Na AWS, o jeito mais rápido de conseguir isso é usando o serviço Lightsail. Ele tem imagens prontas com toda a pilha de que você precisa (SO + web server + php + DB), e você consegue subir um server literalmente em questão de minutos.

A parte ruim é ter que saber o Linux para fazer o deploy manual, mas isso, creio eu, seja um conhecimento necessário a todo dev web.

Outra forma é usar uma hospedagem barata, tipo Hostinger. Eles têm passo a passo, gente pra te ajudar e tudo.

solução!

Interessante Leandro!!! Gostei bastante da sua visão, e concordo, Linux é vida. Mas como estou tratando de uma empresa privada, tive que me adaptar à forma como já existem serviços hospedados.

Para tal, minha solução foi transformar o projeto em Lumen para um projeto Laravel completo. O Lumen por ser uma micro-framework enxuta acaba por não possuir o suporte necessário para os apontamentos do IIS. Portanto, meu problema foi solucionado de maneira bem simples, apenas apontando o IIS para o index do projeto em Laravel.

Obrigado!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software