1
resposta

Como definir as experiencias nos jogos animal crossing, pokemon e The Lord of the Rings: Aragorn's Quest?

No caso do jogo animal crossing ou pokemon (quando ainda era na época do game boy) eles também poderiam ser considerados como jogos de gerenciamento de recursos?
Pq no animal crossing eu lembro que vc tinha que ganhar dinheiro para "evoluir" seu personagem comprando casa, roupas, etc. Já no pokemon, eu não recordo como se ganhava dinheiro, mas sei que vc tinha que comprar suas pokebolas, bike, e outros itens, e que por um exemplo, se vc gastasse todas as pokebolas num pokemon acabaria sem nada e não poderia mais captura-los. nesse caso mesmo sendo um jogo de "batalha" ele tb pode ser considerado um jogo de gestão de recurso?

Outra dúvida que tenho seria no jogo The Lord of the Rings: Aragorn's Quest, por mais que eu esteja tentando analisar essa questão da experiencia do jogo estou com um pouco de dificuldade. Não sei se já jogaram, mas no início vc começa como uma criança hobbit e vai aprendendo umas habilidades que serão usadas mais adiante. No início o jogo é tranquilo, pq vc é um hobbit no condado, porém qnd vc vai para a história e joga como Aragorn, a experiencia muda e fica mais tensa. Mas não consigo identificar a experiencia singular do jogo ou a estratégica.

1 resposta

Olá, estudante, como vai?

A classificação de um jogo quanto à sua experiência central depende do foco que o design estabelece como prioridade para o jogador. No caso de Animal Crossing e Pokémon, embora ambos possuam camadas de economia, eles ocupam espaços diferentes na definição de experiência.

Animal Crossing foca na experiência de convivência e personalização, onde o dinheiro serve como um facilitador para a progressão estética e social, tornando-o um simulador de vida. Já Pokémon, em suas versões clássicas, utiliza o gerenciamento de recursos como uma tática dentro de uma estratégia maior de coleção e competição. O fato de você precisar administrar pokébolas ou itens de cura introduz a sensação de preparo e risco, mas o norte estratégico do jogo é o desenvolvimento de uma equipe para vencer desafios, caracterizando uma experiência de jornada e superação.

Sobre The Lord of the Rings: Aragorn's Quest, a dificuldade em identificar a experiência singular ocorre porque o jogo utiliza uma estrutura de narrativa moldurada. A experiência estratégica, que é o norte do design, reside na transmissão de um legado e no heroísmo. A parte inicial no Condado serve para estabelecer o contraste e ensinar as bases, enquanto a transição para Aragorn representa a experiência de viver o mito. A experiência singular desse título é a reinterpretação de grandes batalhas através da perspectiva de uma história contada, onde o jogador não está apenas lutando, mas validando os feitos de um herói para uma nova geração.

Se ainda estiver difícil identificar, tente resumir cada fase em um sentimento dominante e depois ver qual deles o jogo mais reforça ao longo do tempo. Isso costuma ajudar a encontrar tanto a experiência quanto a intenção estratégica.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado