2
respostas

Como definir?

Como definir se eu realmente sou da forma que eu penso sou, ou penso que sou assim, pois os outros dizem que sou assim, e eu inconscientemente acato a definição que dão e então me defino assim também?

um exemplo: muitas pessoas dizem que eu não tenho empatia, por não lamentar alguma perda de alguém, "ela tem coração de pedra", dizem. Mas internamente eu sofro tanto com o sofrimento dos outros, penso em formas de resolver os problemas dos outros, sem esperar que eles peçam ajuda...Por muito tempo eu aceitei esse título como sendo parte do meu caráter essa tal "frieza". Após alguns cursos de inteligência emocional eu meio que aprendi a identificar alguns rótulos que eu aceitei como se fossem de fato meus, porém ainda tenho muita dificuldade...

2 respostas

Definir quem você realmente é é um processo complexo que pode levar anos. É importante lembrar que você não é uma pessoa estática e que suas características e personalidade estão em constante mudança.

Uma maneira de começar a definir quem você realmente é é prestar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. O que você pensa sobre si mesmo? Como você se sente em diferentes situações? Como você se comporta quando está com outras pessoas?

Depois de ter uma melhor compreensão de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, você pode começar a identificar padrões. Quais são os seus traços de personalidade mais marcantes? Quais são suas forças e fraquezas? Quais são os seus valores e crenças?

É importante lembrar que não há uma resposta certa ou errada para a pergunta de quem você realmente é. O importante é ser honesto consigo mesmo e aceitar quem você é.

No seu caso, parece que você está lutando contra a ideia de que é uma pessoa sem empatia. Você disse que internamente você sofre tanto com o sofrimento dos outros, pensa em formas de resolver os problemas dos outros, sem esperar que eles peçam ajuda. Isso sugere que você é uma pessoa empática, mas que tem dificuldade em expressar sua empatia de uma forma que os outros compreendam.

É possível que as pessoas que o chamam de "frio" não entendam sua maneira de expressar empatia. Elas podem estar acostumadas a ver pessoas expressando empatia de uma forma mais emotiva, como chorando ou abraçando. No entanto, existem muitas outras maneiras de expressar empatia, como ouvir com atenção, oferecer apoio ou simplesmente estar presente.

Se você está preocupado com a maneira como as pessoas o veem, você pode tentar conversar com elas sobre isso. Explique a elas como você expressa empatia e por que você pode não parecer tão emotivo quanto elas. Você também pode tentar ser mais aberto e honesto sobre seus sentimentos.

No final das contas, a única pessoa que pode definir quem você realmente é é você. Não deixe que os outros definam você. Seja honesto consigo mesmo e aceite quem você é.

Muito obrigada Francisco.