Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Como Debugar?

Todos falam para eu debugar algo para ver o erro. Mas não sei como realizar esse procedimento. Como faço?

Atte.

Marcel Machado

7 respostas

Não entendi bem a sua pergunta. Você quer ver o erro, no caso, se uma requisição retornou errada e o que ela retornou?

Se tratando de html, use o navegador chrome e aperte F12(windows), na aba console deverá trazer alguma informação.

Mas exemplo, dizem para eu debbugar para saber onde está o erro. Indo pouco em pouco. Como eu faço para ir pouco em pouco? Linha por linha do código. Sem que ele carregue todas as linhas e mostre o erro.

solução!

Pelo navegador é possível debugar apenas código javascript. Pelo chrome, você aperta f12 pra abir a ferramenta de dev e seleciona a aba sources, aí escolhe um arquivo com código JS e insere um breakpoint. A partir daí cada vez que a chamada passar por lá ele vai parar, igual a um debugador de java, por exemplo.

Uma explicação mais detalhada (pro chrome) você pode encontrar aqui (em inglês)

https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/javascript/breakpoints

Debugar pode ser usada em uma situação em que precisamos analisar um determinado bloco de programação ou a execução de um programa para localizar possíveis erros ou “bugs” de sistema e também erros de programação. Mas vai depender de qual linguagem você quer. JavaScript como foi mencionado logo acima pode ser feito pelo Chromes ou pela IDE.

Olá marcel , isso é relativo a linguagem e o navegador . Geralmente se usa mais o mozilla. Existem extensões que ajudam o desenvolvedor. Para olhar os erros é necessário fazer testes o maximo possivel. Ou seja abra seu site e va acompanhando pelo console . Clique em inspencionar e acompanhe passo a passo do seu sistema. Assim fica mais fácil de acompanhar.

Muito obrigado a todos pela ajuda, Consegui achar onde se encontra o erro aqui, muito obrigado mesmo. Finalmente aprendi a debbugar

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software