Todos falam para eu debugar algo para ver o erro. Mas não sei como realizar esse procedimento. Como faço?
Atte.
Marcel Machado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Todos falam para eu debugar algo para ver o erro. Mas não sei como realizar esse procedimento. Como faço?
Atte.
Marcel Machado
Não entendi bem a sua pergunta. Você quer ver o erro, no caso, se uma requisição retornou errada e o que ela retornou?
Se tratando de html, use o navegador chrome e aperte F12(windows), na aba console deverá trazer alguma informação.
Mas exemplo, dizem para eu debbugar para saber onde está o erro. Indo pouco em pouco. Como eu faço para ir pouco em pouco? Linha por linha do código. Sem que ele carregue todas as linhas e mostre o erro.
Pelo navegador é possível debugar apenas código javascript. Pelo chrome, você aperta f12 pra abir a ferramenta de dev e seleciona a aba sources, aí escolhe um arquivo com código JS e insere um breakpoint. A partir daí cada vez que a chamada passar por lá ele vai parar, igual a um debugador de java, por exemplo.
Uma explicação mais detalhada (pro chrome) você pode encontrar aqui (em inglês)
https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/javascript/breakpoints
Debugar pode ser usada em uma situação em que precisamos analisar um determinado bloco de programação ou a execução de um programa para localizar possíveis erros ou “bugs” de sistema e também erros de programação. Mas vai depender de qual linguagem você quer. JavaScript como foi mencionado logo acima pode ser feito pelo Chromes ou pela IDE.
Olá marcel , isso é relativo a linguagem e o navegador . Geralmente se usa mais o mozilla. Existem extensões que ajudam o desenvolvedor. Para olhar os erros é necessário fazer testes o maximo possivel. Ou seja abra seu site e va acompanhando pelo console . Clique em inspencionar e acompanhe passo a passo do seu sistema. Assim fica mais fácil de acompanhar.
Muito obrigado a todos pela ajuda, Consegui achar onde se encontra o erro aqui, muito obrigado mesmo. Finalmente aprendi a debbugar