1
resposta

Como criar uma soma de "somas" de tabelas diferente?

O titulo ta meio esquisito eu sei, mas vou explicar kk Eu to criando um dashboard pro meu trabalho que junta 3 queries diferentes pra exibição. Cada query dessa tem umas 5 colunas que eu exibo apenas uma autosoma delas. Eu precisava criar um card que somasse 3 colunas da tabela 1 e subtraísse 1 da mesma tabela e 1 coluna de outra tabela.

Exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEu preciso somar o total em preto e subtrair o total em vermelho. Não sei se expliquei bem, mas é isso kkk

1 resposta

Oi, Eduardo, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

No Power BI podemos realizar as somas seguidas das subtrações, criando uma nova medida que vai conter uma expressão em DAX. Por exemplo:

Cálculo = SUM('Tabela 1'[Valor 1]) + SUM('Tabela 1'[Valor 2]) + SUM('Tabela 1'[Valor 3]) - SUM('Tabela 1'[Valor 4]) - SUM('Tabela 2'[Valor 1])

Nessa expressão, realizamos a soma de cada uma das colunas através da função SUM e realizamos operações cinco operações, três de adição e duas de subtração para chegar ao resultado. Note que como parâmetro de cada uma das funções SUM temos a coluna que desejamos utilizar como base do cálculo. Lembre-se de substituir esses valores pelos nomes das colunas e tabelas que você está utilizando em seu projeto.

Recomendo também a leitura da documentação da função SUM para mais informações

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software