Como criar uma maquina virtual no VMware, sendo o mesmo fica em outro host. Isso é possivel ? Qual seria a sintaxe para eu informar ao vagrant esse outro host ?
Como criar uma maquina virtual no VMware, sendo o mesmo fica em outro host. Isso é possivel ? Qual seria a sintaxe para eu informar ao vagrant esse outro host ?
Olá Maicon, tudo bem? Eu sinceramente desconheço essa abordagem, já que o Vagrant usa o SSH na máquina que ele cria então o que você pode fazer é entrar na máquina externa com o SSH e lá usar o Vagrant instalado lá mesmo e então criar a máquina virtual. Ai sim, depois você pode usando as chaves SSH entrar diretamente na máquina virtual criada pelo Vagrant, desde que faça o redirecionamento de portas.
Porque veja bem, o comando vagrant up
que cria a máquina virtual, ele usa diretamente o VMware ou VirtualBox para criar a máquina, porém se ele tem que acessar uma outra máquina para depois criar a mesma, ai ele vai precisar de outro acesso, acho que esse é o problema. Eu desconheço uma outra forma de fazer isso.
Acho que não fui claro com a pergunta.. Pensa no cenário empresarial.. Você tem seu ambiente de VMware nós servidores e quer começar a usar o vagrant para automatizar a criação de nova máquinas virtuais.. Como me conectar nós host do VMware ? Por que no caso das aulas o Virtual Box está instalado no mesmo host que vagrant..
Então Maicon, como falei, nesse caso a melhor maneira é usando o SSH que é um protocolo seguro que usa pares de chaves para realizar a conexão, sendo uma chave pública e uma privada, e a título de curiosidade o Vagrant usa por baixo dos panos esse protocolo SSH. No caso você precisa chegar as chaves SSH e enviar a sua chave pública para o servidor, e depois vai poder fazer o acesso a esse servidor com um comando semelhante a esse:
ssh usuario@IP_do_servidor
E com isso você vai está dentro do servidor, e ai é só instalar o Vagrant e criar suas máquinas virtuais.
Se quiser saber mais sobre o SSH você pode dar uma olhada nesse artigo: SSH: o acesso remoto aos servidores.
Espero ter ajudado!