Como criar uma maquina virtual no VMware, sendo o mesmo fica em outro host. Isso é possivel ? Qual seria a sintaxe para eu informar ao vagrant esse outro host ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como criar uma maquina virtual no VMware, sendo o mesmo fica em outro host. Isso é possivel ? Qual seria a sintaxe para eu informar ao vagrant esse outro host ?
Olá Maicon, tudo bem? Eu sinceramente desconheço essa abordagem, já que o Vagrant usa o SSH na máquina que ele cria então o que você pode fazer é entrar na máquina externa com o SSH e lá usar o Vagrant instalado lá mesmo e então criar a máquina virtual. Ai sim, depois você pode usando as chaves SSH entrar diretamente na máquina virtual criada pelo Vagrant, desde que faça o redirecionamento de portas.
Porque veja bem, o comando vagrant up que cria a máquina virtual, ele usa diretamente o VMware ou VirtualBox para criar a máquina, porém se ele tem que acessar uma outra máquina para depois criar a mesma, ai ele vai precisar de outro acesso, acho que esse é o problema. Eu desconheço uma outra forma de fazer isso.
Acho que não fui claro com a pergunta.. Pensa no cenário empresarial.. Você tem seu ambiente de VMware nós servidores e quer começar a usar o vagrant para automatizar a criação de nova máquinas virtuais.. Como me conectar nós host do VMware ? Por que no caso das aulas o Virtual Box está instalado no mesmo host que vagrant..
Então Maicon, como falei, nesse caso a melhor maneira é usando o SSH que é um protocolo seguro que usa pares de chaves para realizar a conexão, sendo uma chave pública e uma privada, e a título de curiosidade o Vagrant usa por baixo dos panos esse protocolo SSH. No caso você precisa chegar as chaves SSH e enviar a sua chave pública para o servidor, e depois vai poder fazer o acesso a esse servidor com um comando semelhante a esse:
ssh usuario@IP_do_servidorE com isso você vai está dentro do servidor, e ai é só instalar o Vagrant e criar suas máquinas virtuais.
Se quiser saber mais sobre o SSH você pode dar uma olhada nesse artigo: SSH: o acesso remoto aos servidores.
Espero ter ajudado!