2
respostas

Como criar uma conexão utilizando o MacOS?

Olá!

Eu utilizo o MACOS e estou com dificuldade em criar uma conexão, uma vez que não há o arquivo tnsnames.ora neste SO, da mesma forma que o windows.

Fica a dúvida também de se ao criar a conexão e o client, como criar um banco de dados onde possa criar minha própria estrutura de tabelas, etc...

2 respostas

Olá Felipe, tudo bem?

Realmente o arquivo tnsnames.ora não é criado automaticamente no MacOS, mas você tem algumas opções para realizar a conexão com o banco de dados, uma delas é criar esse arquivo manualmente em algum lugar e inserir as informações de conexão e configurar a variável de ambiente ORACLE_HOME ou TNS_ADMIN. Outra opção seria usar o Instant Client, que é um "empacotamento de bibliotecas, ferramentas e arquivos de cabeçalho do Oracle Database utilizáveis ​​para criar e executar aplicativos que se conectam a um banco de dados Oracle remoto (ou local)," como está na documentação, você pode ver sobre o Instant Client acessando esse link. Você poderia também seguir esse passo a passo para fazer a configuração do tnsnames.ora , mas como não uso o MacOS, não posso garantir que ira funcionar.

Depois que você realiza a conexão, você pode sim criar um banco de dados com sua própria estrutura, com também funções, procedures, entre outros.

Fala pra gente se funcionou alguma dessas alternativas!

Ola, Danielle!

Obrigado pela resposta! Eu acabei seguindo um outro passo a passo antes de verificar sua resposta e notei que na verdade nao havia instalado o banco de dados da Oracle, então nao havia como conectar-me a nada, de fato... O passo a passo que segui foi o seguinte:

https://www.databasestar.com/oracle-mac/

Ha um pacote da Oracle pronto para instalação do banco de dados dentro de uma Maquina virtual (a fim de dar mais segurança também ao SO, sendo um objeto de estudos) ;)

insira seu código aqui