2
respostas

Como criar uma conexao HTTPS e Hppt/2?

Olá,

Tenho implementado em meus estudos um serviço em NodeJS. Com ele consigo realizar chamadas REST (inclusive até tenho publicado no "Heroku"). Gostaria de saber como utilizar o HTTPS e o HTTP/2? Pesquisei um pouco do assunto e esbarrei em conteúdo de compra de domínio, criação das chaves (públicas e privadas apresentadas durante o curso), etc.

Se não for possível responder via forum, poderiam me recomendar uma documentação de orientação? Se possível algo próximo de um passo a passo, ou uma documentação de requisitos para eu publicar meu serviço utilizando HTTPS e/ou HTTP/2?

2 respostas

Cara, isso tem uma complexidade um pouquinho maior

O HTTPS é o HTTP S(eguro), ele é um certificado digital implementado pelo navegador para confirmar o endereço e aspectos de segurança do site que é verificado pelo navegador toda vez que o acesso é feito na url. O certificado SSL ( que funciona sobre o HTTPS ) é pago. Existe uma alternativa que é o Linux Open SSL, que é um certificado gratuito emitido pela equipe do Linux, Outro movimento é o lets encrypt que oferece certificados gratuitos

Seguem abaixo links para maiores informações

Já o HTTP2 é outra história, ele está mais ligado a arquitetura da comunicação HTTP. Para usar o HTTP 2 você obrigatoriamente precisa ter o SSL instalado. Não vou me prolongar muito sobre os detalhes dele porque o professor já fez um bom trabalho explicando e acredito que você já conheça, pela sua pergunta, Abaixo segue um tutorial de implementação em produção dele

Opa, vou dar uma olhada nesses link, muito obrigado!