Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como criar uma aplicação desktop com Electron, React e MySQL?

Estou tentando criar uma aplicação desktop com Electron cujo um dos benefícios é poder utilizar as tecnologias web para desenvolver aplicações Desktop. Além disso, gostaria utilizar o React no projeto. Uma outra dúvida é como o React consumirá as informações do banco de dados (MySQL). Em outras palavras como fazer a integração entre Electron, React e MySQL em uma mesma aplicação Desktop?

3 respostas

Fala ai Matues, tudo bem? Vamos lá:

Além disso, gostaria utilizar o React no projeto.

Isso pode ser feito de N maneiras, você pode utilizar o create-react-app para trabalhar com sua aplicação React, assim como já fazemos para a Web.

Depois, para jogar a aplicação React dentro do Electron, você pode buildar o projeto React e renderizar o index.html final como ponto de entrada do Electron.

Uma outra dúvida é como o React consumirá as informações do banco de dados (MySQL).

Para isso, você vai precisar ter uma API (back-end), onde o cliente (navegador) vai fazer as requisições para essa API em algum endereço.

Em outras palavras como fazer a integração entre Electron, React e MySQL em uma mesma aplicação Desktop?

Acho que isso vai um pouco com as respostas anteriores. As maneiras de programar não mudam, são as mesmas que já fazemos para a Web, afinal, o Electron é um simples navegador.

O que vai começar a mudar é quanto precisamos utilizar recursos exclusivos do Electron.

Espero ter ajudado.

solução!

Olá, Matheus! Tudo ótimo. Gostaria de dar um feedback da minha dúvida, pois pode ser a mesma para outras pessoas. Encontrei uma framework chamada react-forge-templates que já cria um projeto em Electron já com a integração com o react. Muito simples de utilizar. Segue o link do github com a documentação: https://github.com/electron-userland/electron-forge-templates

Obs: A framework vem com o react desatualizado, então, após instalá-la, é preciso atualizar o react e o react-dom.

Obrigado pela ajuda. Até mais!

Boa Mateus, obrigado pelo feedback.

Sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.