Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como criar um relatório/estrutura ad hoc?

Nos cursos anteriores foi mencionado que existem 3 níveis de relatórios e com este curso estamos vendo o nível mais alto e simples de entrega. Mas caso eu queira dar ao usuário a liberdade de criar os seus próprios, como eu faço? Ou o ad hoc é o power bi?

Poderia falar mais sobre a produção de ad hoc reports no power bi, ou em outras ferramentas de BI?

3 respostas
solução!

Gabriel

Cada ferramenta possuirá sua estrutura de AD HOC. Normalmente elas vem associadas com o Excel. Tanto o Power BI quanto outras ferramentas (Ex: SAP BW, Hyperion Oracle) tem interação nativa com o Excel e funcionam como se fossem uma tabela dinâmica, mas em vez de pegar de uma série histórica da própria planilha, obtém os dados da base corporativa.

No próprio Power BI temos a estrutura de Matriz. Mas ela é flexível apenas para que esta montando o Dashboard e não para que visualiza.

Claro que, para aprofundar mais neste assunto, teríamos que construir um curso específico disto. Mas busque na internet como acessar o Power BI pelo Excel.

Att

Victorino.

Obrigado professor!!! Meu TCC será completamente baseado no seu treinamento com relação a ferramentas, então poderia me indicar livros para me profundar em cada etapa do processo?

Você teria algum livro seu?

Gabriel

Infelizmente não.

Um livro fundamental e que é considerado a bíblia do assunto é:

DATA WAREHOUSE TOOLKIT - KIMBALL, RALPH

O próprio autor acima depois publicou mais alguns livros detalhando as coisas mas esse ai é o clássico. Foi com ele que tudo que sabemos sobre BI se baseou.

Att

Victorino.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software