Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como criar um plano de estudos?

Oi, meu nome é Marcos, comecei neste curso a basicamente uma semana, contudo não sei por onde começar. Meus planos para o futuro é conseguir ingressar no mercado de trabalho como fullstack, então para isso preciso entender o caminho a seguir nos estudos. Alguém poderia me ajudar?

4 respostas
solução!

Olá Marcos! Tudo bem?

É super normal se sentir perdido no início dessa jornada... não se preocupe!

Agora você pode contar com uma equipe que está aqui pra te ajudar nesse mergulho na tecnologia!

Te recomendo iniciar pelos cursos de lógica de programação, que nos dão uma base necessária para aprender a programar com qualquer linguagem:

Tendo aprendido a base da lógica de programação, poderá iniciar a jornada de Full-stack!

Vou deixar aqui alguns planos de estudos que podem te ajudar nessa jornada:

Repare que de forma geral, as recomendações para se tornar um Full-stack envolvem realizar a formação front-end e alguma outra que aborde um framework Javascript (React, Angular) para se aprofundar um pouco mais no Front... e após isso, utilizar alguma tecnologia para o Back-end, como Java e seu framework Spring, Javascript com Node.Js ou outra.

E como esses planos de estudos são focados em algumas tecnologias, vou deixar também alguns conteúdos extras sobre elas, que podem te ajudar a entender mais sobre o papel de cada uma:

Espero que as recomendações te ajudem, e se precisar de mais ajuda, é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Nossa, muito obrigado Guilherme, estava muito na duvida sobre isso porque iniciando nesse mundo, não sabia de onde partir. Deixa eu te fazer outra pergunta, olha eu ja estava começando em logica de programação 1 e ai me deparei com javascript, ai fui ver o curso de java que é ofertado aqui no alura. Ele é bastante grande, né? Eu preciso fazer o curso todo para partir em busca de outras linguagens?

Te recomendo fazer os dois cursos de lógica de programação antes de passar para formação Java ou para formação Javascript para back-end.

Ambas já iniciam tratando de assuntos que requerem um conhecimento de lógica do aluno, então pode ser difícil para você acompanhar sem esse conhecimento.

A lógica de programação vai ser essencial para qualquer uma das tecnologias que você escolha para utilizar no back-end e no front-end.

Sobre as formações serem longas... a primeira vista pode dar essa sensação mesmo... mas ao iniciar uma delas, vai perceber que existe um motivo para os cursos estarem organizados daquela forma.

As formações são um conjunto de cursos a respeito de uma tecnologia específica, elas se aprofundam bem mais que um único curso, e cada uma delas vai te dar um bom entendimento da tecnologia que ela te apresenta.

Neste momento não precisa ter pressa para fazer os cursos de forma rápida... o mais importante é que nesse início de jornada você consiga desenvolver uma boa base, para em seguida se sair bem na tecnologia que escolher se aprofundar 😄

E não precisa cursar a formação Java para decidir quais outras tecnologias você acharia interessante estudar. Inclusive, os dois planos de estudos para desenvolvedor Full-stack que te recomendei acima são independentes, são caminhos diferentes que te levariam a ser full-stack, mas não necessariamente você precisa estudar um dos dois, e nem é necessário conhecer Java para aprender outras linguagens. Inclusive, existem outras linguagens que poderia utilizar no back-end além das que te citei aqui.

Poderia aprender lógica de programação e seguir para formação front-end primeiro, da mesma forma que poderia aprender lógica e partir para Java ou Javascript para back-end... essa é uma das coisas legais na tecnologia, temos diversas opções para escolher!

Entendi Guilherme, muito obrigado!