1
resposta

Como criar um grupo root?

Queria saber se é possível criar um grupo root onde meu usuário administrador poderia ficar, e mas também manter meu usuário administrado no grupo do sudos, mas para ser alterado alguma coisa do meu usuário necessite da permissão desse outro grupo root que eu quero criar.

1 resposta

Marcelo,

root é o usuário padrão do sistema e com o maior nível de acesso ele é utilizado para conceder os primeiros privilégios no sistema e depois deixamos de utilizar o mesmo.

No caso você deve estar executando algum comando que seu usuário não tem permissão, e o sistema está informando que o root (ou alguém com mesmo poder) precisa concede-lhe essa permissão.

Você precisa que outro administrador lhe adicione no grupo sudo para você ter permissão de executar outros comandos.

Mais tenha cuidado, quanto mais poderes mais responsabilidade, o simples fato de mudar o nível de permissão de um arquivo do kernel pode significar o fim, (eu mesmo ja cometi esse erro e perdi a imagem que estava utilizando), tente utilizar uma VM para não correr muito risco, e domine os comandos básicos para evitar problemas quando estiver usando sudo.