1
resposta

Como criar um grupo root?

Queria saber se é possível criar um grupo root onde meu usuário administrador poderia ficar, e mas também manter meu usuário administrado no grupo do sudos, mas para ser alterado alguma coisa do meu usuário necessite da permissão desse outro grupo root que eu quero criar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Marcelo,

root é o usuário padrão do sistema e com o maior nível de acesso ele é utilizado para conceder os primeiros privilégios no sistema e depois deixamos de utilizar o mesmo.

No caso você deve estar executando algum comando que seu usuário não tem permissão, e o sistema está informando que o root (ou alguém com mesmo poder) precisa concede-lhe essa permissão.

Você precisa que outro administrador lhe adicione no grupo sudo para você ter permissão de executar outros comandos.

Mais tenha cuidado, quanto mais poderes mais responsabilidade, o simples fato de mudar o nível de permissão de um arquivo do kernel pode significar o fim, (eu mesmo ja cometi esse erro e perdi a imagem que estava utilizando), tente utilizar uma VM para não correr muito risco, e domine os comandos básicos para evitar problemas quando estiver usando sudo.