Oi, Ana Paula, tudo bem?
Para dar início a este curso de Git e GitHub, seria interessante que você criasse outro arquivo de nome index.html
, pois durante o curso o arquivo index.html
será alterado para ensinar como utilizar alguns comandos cotidianos do Git.
Dessa forma, você pode utilizar qualquer editor de código-fonte, como o sublime por exemplo. Durante o curso, o instrutor irá utilizar o Visual Studio Code, se quiser acompanhar utilizando o mesmo programa você pode baixá-lo e seguir o procedimento de instalação indicado, caso tenha dúvidas sobre como instalar o VS Code há um artigo da alura que pode ser útil.
Podemos criar nosso primeiro repositório Git da seguinte maneira:
Crie uma pasta em um local do seu computador com o nome desejado. No meu caso criei uma pasta com o nome "curso_de_git" na área de trabalho (desktop) e dentro desta pasta adicionei o arquivo index.html
com o código que será utilizado em aula:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Cursos da Alura</title>
</head>
<body>
<ul>
<li>Vagrant</li>
<li>Docker</li>
<li>Ansible</li>
<li>Integração Continua</li>
</ul>
</body>
</html>
Depois abra a pasta que você deseja transformar em um repositório do git, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Git Bash here". Se estiver usando o Windows 11 vá em "Mostrar mais opções".
![Captura de tela colorida de uma pasta do Windows mostrando no canto superior esquerdo um arquivo com nome index. No canto superior direito é possível ver a a data “22/11/2022” e o horário “11:03”. No canto direito há um menu com várias opções empilhadas e de cima para baixo está escrito: Exibir, classificar por, agrupar por, atualizar, personalizar esta pasta, colar, desfazer renomear, abrir no terminal, git gui here git bash here com uma moldura rosa, conceder acesso a, novo e propriedades.](https://imgur.com/pxkwRoI.png)
Entretanto, caso queira usar o comando cd
você precisa verificar qual o caminho da pasta que você criou. Por exemplo se eu criar uma pasta intitulada "curso_de_git" na minha área de trabalho (desktop), o meu caminho será dado da seguinte maneira no Git Bash:
cd desktop
cd curso_de_git
Agora, digite o comando git init
, para criar um repositório.
Em seguida utilize o comando git status
para garantir que você está em um repositório Git e que o arquivo index.html é reconhecido.
![Captura de tela colorida do Git Bash mostrando o prompt de comando do programa com fundo preto. Nele está escrito 8 linhas de comando e na nona, é digitado o comando git status. Nas linhas abaixo surgem informações sobre a branch atual, a quantidade de commits e os arquivos que ainda não fazem parte do repositório.](https://imgur.com/ZuWR9ka.gif)
Perceba que ao utilizar o comando git status aparecem várias informações, como por exemplo a ramificação em que estamos trabalhando , neste caso na master, se há ou não commits, ou seja, atualizações do projeto, e abaixo dessas informações aparece o arquivo index.html em vermelho, o que significa que este arquivo ainda não pertence ao nosso repositório. Contudo nas próximas aulas o instrutor irá ensinar o passo a passo para inserir arquivos no repositório, executar commits e compartilhar o código.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, estarei à disposição!
Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!