A identidade verbal e visual, assim como a persona deve ser criada conjuntamente com o(os) proprietário(os) da marca ou devem ser criadas sugestões de identidade visual para serem analisadas pelo(os) proprietário(os)?
A identidade verbal e visual, assim como a persona deve ser criada conjuntamente com o(os) proprietário(os) da marca ou devem ser criadas sugestões de identidade visual para serem analisadas pelo(os) proprietário(os)?
Olá Janaina :)
A identidade visual é desenvolvida pelo designer, mas antes deve ser feito uma reunião para recolher as opiniões dos proprietários para ter ideias de como eles gostariam que fosse essa identidade visual. Após as sugestões de identidade prontas, os proprietários devem avaliar e escolher a que melhor se encaixa com as expectativas da empresa. O designer fica responsável por alinhar a nova identidade com a linguagem que a persona espera, para atingir esse público-alvo, então, por exemplo, se o designer está fazendo uma identidade visual para uma marca de produtos infantis, cores fortes e sóbrias não dialogam com o público-alvo. Quando a pessoa responsável por criar a identidade visual vai fazer um estudo prévio sobre a empresa, o que é necessário, ela deve levar em conta o produto e público-alvo. A persona é criada pelo profissional de marketing, baseada em estudos sobre os consumidores reais da empresa, isso pode ser feito em conjunto com os proprietários ou não, não é uma regra. A persona irá guiar as estratégias de marketing da empresa, então os responsáveis pelo processo devem estar presentes. Vou deixar abaixo alguns artigos para te auxiliar nessas questões:
https://www.alura.com.br/artigos/marketing-de-comunidades
Espero ter te ajudado, qualquer dúvida nosso time está aqui para te auxiliar. Bons estudos, abraços.
Obrigada pela resposta, ajudou bastante. Abraços :)