1
resposta

Como corrigir o outro sem ofendê-lo?

Eu creio que a diversidade entre as gerações pode ser algo muito positivo no trabalho. Aqui onde trabalho, por exemplo, há um rapaz que tem exatamente a idade do meu filho. Eu tenho aprendido muito com ele e creio que também tenha contribuído para o aprimoramento dele, especialmente no que se refere à interação interpessoal. Se existe respeito mútuo, os pontos fortes de cada geração podem enriquecer todo o ambiente. Gostaria de saber, no entanto, como lidar com a seguinte questão: como corrigir um texto de uma pessoa, cheio de erros crassos de português, sem ofender e sem fazer com que a pessoa se sinta humilhada? Tenho vivenciado muito isso no meu ambiente de trabalho e não sei como lidar com isso.

1 resposta

Ei, Estudante! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. É muito rico essa troca!

Realmente, quando há respeito mútuo, as diferenças se tornam oportunidades de aprendizado. Sobre a correção de textos, uma dica é focar no objetivo comum (como clareza na comunicação) e usar um tom colaborativo, por exemplo:

"Fulano, seu conteúdo tem ótimas ideias! Vamos revisar juntos antes de entregá-lo para garantir que a mensagem chegue com ainda mais impacto." Assim a correção será feita por ambos no momento da leitura/revisão. E procure sempre perguntar se a mudança faz sentido para a pessoa também, mantendo vocês envolvidos na atividade.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, não deixe de postar no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!