1
resposta

como consumir api de um site tereceiro e salvar no banco dados mysql

Ola, gostaria de saber como consumir api de um site tereceiro e salvar no banco dados mysql? como exemplo para fins didaticos poderia indicar o site ViaCEP. mas seria legal tambem aprender como consumir api de site terceiro com token.

1 resposta

Oi Paulo, tudo bem? Não tem muito segredo, normalmente e API de terceiro tem uma documentação e vai descrever quais dados você pode obter e como deve ser a requisição. Ai você pode usar a Fetch API que funciona nas versões mais novas do Node ou pode usar uma biblioteca como a Axios.

O que muda de um request sem autorização para o que tem autorização com token é basicamente o cabeçalho Autorization, neste caso, precisa-se verificar antes como a API espera receber o token, alguns tokens são prefixados, como por exemplo os do tipo Bearer, outros podem ser simplesmente passados no cabeçalho que comentei. Usando a Fetch API esse request ficaria assim:

fetch('url-do-servico', { method: 'GET', headers: { authorization: 'token-do-servico' } })

O restante não seria muito diferente do que você aprendeu no curso. Após receber os dados, você teria código que salva os dados que recebeu no banco de dados.

Deu pra pegar mais ou menos a ideia?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software