Eu dei uma olhada nas redes sociais e identifiquei algumas características importantes no meu público alvo, fiz conteúdo para eles, contudo não tive muito resultado. Como uma pessoa com nenhum cliente pode construir personas? o_O.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu dei uma olhada nas redes sociais e identifiquei algumas características importantes no meu público alvo, fiz conteúdo para eles, contudo não tive muito resultado. Como uma pessoa com nenhum cliente pode construir personas? o_O.
Oi Ana! Tudo bem?
Essa é uma ótima pergunta e pode ser dúvida de muita gente. A persona é a representação de seu cliente desejado ideal. Então, a primeira coisa que você deve fazer é refletir sobre quem é essa pessoa. Para quem seu produto ou serviço gera valor? Que valor gera pra esse segmento? Por que gera esse valor? Tendo essa clareza, você já saberá sua persona ideal.
A partir disso, você começará um processo de pesquisa, buscando pessoas que correspondem a esse perfil (pode ser nas redes). Vale entrevistar algumas pessoas que você gostaria que fosse sua cliente.
Com base nas respostas das suas entrevistas, você criará o seu personagem fictício que representará o seu cliente ideal.
Eu falo bastante sobre isso no curso "Design da Proposta de Valor", aqui da plataforma. Talvez ele possa ajudar você a aprofundar nesse tema :)
Ajudei ou compliquei?
Abs,
Aline