Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como conseguir contato com possíveis anunciantes

Olá, pessoal.

Após o término do curso, fiquei com a seguinte dúvida:

De uma forma geral, qual a melhor maneira de conseguir anunciantes, seja para meu canal, blog, negócio digital ou até mesmo negócios offline?

O recomendado seria fazer contato com agências de publicidade para que fiquem sabendo da existência do espaço que tenho disponível para publicidade ou o mais correto seria fazer contato diretamente com as marcas?

Acredito que, resumidamente, minha dúvida esteja relacionada à forma como o mercado costuma trabalhar e como posso me adequar a ele.

Muito obrigado!

1 resposta
solução!

Oi Alessandro,

Pelo que tive experiência, o primeiro passo é criar um Media Kit. Assim como um currículo, esse arquivo vai evidenciar aos anunciantes os benefícios de utilizar o seu blog (ou outro canal) como ferramenta de divulgação.

Ele deve estar dentro do seu blog, em algum local específico tendo a possibilidade para o download, e principalmente com seus contatos em destaque.

Quais informações deve conter?

Esse é o momento que você deve se colocar no lugar do anunciante, o que ele precisa saber?

- NICHO: Primeiro, apresente o nicho do seu blog e os diferenciais que possui ao falar sobre determinado assunto.

- AUTOR: Fale um pouco sobre quem você é. Uma sugestão para tornar esse contato mais pessoal é colocar uma foto sua – da onde você é, formações e cursos também são informações que passam credibilidade.

- REDES SOCIAIS: Informe suas redes sociais (Facebook, Instagram, site, Pinterest, Twitter, todas que possuir). Inclua a quantidade de seguidores das redes, também o engajamento (visualizações e permanência no seu site).

- PÚBLICO: Apresente o seu público: sexo, idade, escolaridade e região.

-PUBLICIDADE: No seu blog você pode ter algumas formas de patrocínio, tais como: Banner, resenha patrocinada, publieditorial, mídias sociais patrocinadas

-ANUNCIANTES ANTERIORES: Caso tenha, mostre outras marcas que já anunciaram no seu blog, se possível coloque o link desses patrocínios, para que outras marcas possam visualizar a postagem e já ter uma ideia da maneira como você faz suas parcerias.

- CONTATO: É muito importante você colocar como essa empresa entrará em contato com você, minha sugestão é colocar seu e-mail, afinal de contas, essas informações estarão disponíveis em seu blog, mediante a um contato posterior você provavelmente passará outros dados, como endereço, conta bancária e o que for necessário para realizar a ação.

Assim que você iniciar um relacionamento com a marca eles podem solicitar seu Mídia Kit, assim como também você pode sugerir e enviar para que eles se interessem no seu perfil.

Eu já vi Media Kit em PPT (PDF), Adobe Ilustrator, já fiz no Canva.com inclusive. A ideia é deixar ele bem profissional.

Acredito que uma vez que o seu Media Kit esteja bacana, você pode fazer contato com as marcas que tem interesse.

Se você estiver disposto a investir, pode procurar assessoria de imprensas também. Particularmente acho um investimento pesado para quem está começando, mas fica a sugestão. Se quiser, dá uma olhada no site do Dino.

Bem, é isso. :)

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software