Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Como configuro o step Mail corretamente?

Olá... boa noite!!!

Estou tentando configurar o envio do log, caso tenha erro, pelo step Mail. O problema é que meu email é do outlook e não estou conseguindo configurar corretamente.

Estou configurando assim:

SMTP Server: smtp-mail.outlook.com
Port: 587
Use Authentication: Ok
Authentication User: <Meu email>
Authentication Password: <Minha Senha>
Use secure authentication: OK
Secure connection type: SSL

Por favor, onde estou errando? Veja o erro que ocorre: 2021/08/04 19:46:24 - Mail de Erro (Alterar email) 2 - ERROR (version 9.1.0.0-324, build 9.1.0.0-324 from 2020-09-07 05.09.05 by buildguy) : Problem while sending message: javax.mail.MessagingException: Could not convert socket to TLS; nested exception is: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target

Muito obrigada.

11 respostas

Oii Ana, tudo bem?

Estava verificando as configurações de email do Outlook e pelo que vi, o tipo de segurança de conexão é TLS.

Servidor: smtp-mail.outlook.com

Porta: 587

Criptografia: STARTTLS

Não me recordo se tem essa opção no Pentaho, se tiver, realize a troca e tente novamente.

SMTP Server: smtp-mail.outlook.com
Port: 587
Use Authentication: Ok
Authentication User: <Meu email>
Authentication Password: <Minha Senha>
Use secure authentication: OK
Secure connection type: TLS

Me avise qualquer coisa :)

Oiii Maria, tudo em Paz!!!! E com você, tudo bem?

Tentei de várias formas.... e não consigo. Tentei como você me orientou, também. Veja a tela, mas saiba que coloquei meu email no canto certo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Muito obrigada!!!

Oi Ana,

Seu email tem autenticação de dois fatores?

Oi Maria,

já tentei das duas formas. Agora, está ligado.

Obrigada!

Sim... tentei agora com outro endereço de smtp (smtp.office365.com), mas, não consigo. Veja o erro:

15:37:37,124 ERROR [EmailService] Unable to send, email not configured correctly. javax.mail.MessagingException: Could not convert socket to TLS; nested exception is: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target at com.sun.mail.smtp.SMTPTransport.startTLS(SMTPTransport.java:2155) ...

Será algum erro interno no Pentaho?!?

Oi Ana,

Não, não é nada com Pentaho. Sobre a autenticação de dois fatores, eu sugiro deixar desativada, caso contrário não consegue conectar ao email.

Você tem algum anti virus em sua máquina? Se tiver, desabilite e tente novamente. Tente usar a porta 465 também.

Me avise qualquer coisa :)

Olá Maria,

desativei a autenticação de dois fatores e testei novamente. Inclusive, parei o anti virus. Mas, sem sucesso.

Você sabe o que tenho que fazer dentro do ambiente do outlook?

Obrigada!

Oi Ana,

Nesse caso não seria necessário habilitar nenhuma configuração no Outlook, mas é estranho não funcionar.

Você quer tentar um Gmail?

Oi Maria,

consegui fazer funcionar com gmail, sim. Estranho, né?!? Estou colocando tudo direitinho, acho.

Oi Ana,

Me desculpe pela demora em te retornar.

Sim, está colocando tudo certinho. Talvez seja um problema com o Outlook ou tenha alguma configuração que não sabemos.

O importante que deu certo prosseguir com o Gmail e realmente, o Gmail é mais descomplicado para essas coisas.

solução!

Tudo bem!!! Deve ser mesmo!!!

Muito obrigada!!!!!