Na aula, o professor disse que disponibilizaria uma URL com a instalação e configuração da VM em windows. Eu preciso desta informação. As opções que aparecem pra mim são totalmente diferentes das que são apresentadas no curso.
Na aula, o professor disse que disponibilizaria uma URL com a instalação e configuração da VM em windows. Eu preciso desta informação. As opções que aparecem pra mim são totalmente diferentes das que são apresentadas no curso.
Oi, Noemi!
As vezes as interfaces de instalação e configuração mudam mesmo. O que eu posso sugerir é que você siga esses passos básicos para configurar uma máquina virtual (VM) no Windows usando o VirtualBox ou o VMware Workstation, que são as ferramentas mais comuns para isso. Vou passar as instruções para ambos os casos.
Acesse o site oficial: VirtualBox Downloads e baixe a versão para Windows. Instale o VirtualBox no seu sistema, aceitando os termos e condições. Baixar a imagem ISO do Linux:
Vá até o site oficial da distribuição que você vai usar (por exemplo, Ubuntu ou CentOS) e baixe a imagem ISO. Criar uma nova máquina virtual:
Abra o VirtualBox e clique em "Novo". Dê um nome à sua VM (ex: "Linux LPI"). Escolha o tipo e a versão da distribuição (se for Ubuntu, escolha "Linux" e "Ubuntu"). Alocação de memória: aloque a quantidade de memória RAM que você deseja para a VM (geralmente, 2 GB é suficiente para testes básicos). Criação de disco rígido virtual: selecione "Criar um disco rígido virtual agora" e escolha o tipo de disco (VDI é a escolha padrão). Selecione "Dinamicamente alocado" ou "Tamanho fixo" (dinamicamente alocado é mais flexível, mas pode ocupar mais espaço conforme o uso). Configuração do Disco:
Depois que a VM estiver criada, clique nela e depois em "Configurações". Vá até a aba "Armazenamento" e adicione a imagem ISO que você baixou (no item "Controlador: IDE", clique no ícone de disco e selecione a ISO). Iniciar a VM:
Com a ISO configurada, basta iniciar a VM. O processo de instalação do Linux será iniciado, e você pode seguir com a instalação normalmente.
Acesse o site oficial: VMware Workstation e baixe a versão para Windows. Instale o VMware Workstation no seu computador. Criar uma nova máquina virtual:
Abra o VMware Workstation e clique em "Criar uma nova máquina virtual". Selecione "Instalação típica" e depois "Instalar o sistema operacional mais tarde" (caso não tenha a ISO configurada ainda). Selecione o tipo de sistema operacional (Linux) e escolha a versão que você deseja instalar. Defina a quantidade de memória RAM e os discos que deseja alocar para a máquina virtual. Configuração do Disco e ISO:
Na tela de "Disco Virtual", crie um disco de tamanho adequado. Na parte de "Configurações" da VM, vá até "CD/DVD (IDE)" e selecione a ISO do Linux que você baixou. Iniciar a instalação:
Com a ISO configurada, inicie a VM. O instalador do Linux começará e você pode seguir os passos de instalação normalmente.
Oi, Felipe. Agradeço muito pela resposta. Criei uma nova VM seguindo as orientações, mas, depois de criada a VM, ainda tenho problemas com o teclado e o mouse. O problema de teclado consegui resolver, depois de muita pesquisa. Eu digitava uma tecla e o resultado era outra tecla. Agora o mouse não funciona no terminal da VM. Não permite copiar nem colar. Preciso mudar alguma configuração, vou tentar de novo.
Oi, Noemi! Que bom que conseguiu resolver o problema com o teclado.
Esse tipo de problema geralmente está relacionado à integração do mouse entre a máquina virtual e o sistema operacional anfitrião. Vê se essas ações ajudam:
As Adições de Convidado são pacotes de drivers e ferramentas que melhoram a integração entre a máquina virtual e o sistema operacional host. Sem eles, o mouse pode não funcionar corretamente dentro da VM.
sudo ./VBoxLinuxAdditions.run
Certifique-se de que a captura de mouse esteja habilitada. Se o mouse não está sendo "capturado" pela VM, você pode não conseguir interagir com ela corretamente.
Às vezes, o problema pode estar na configuração de dispositivos de entrada da VM.
Depois de instalar ou ajustar qualquer configuração, reiniciar tanto a máquina virtual quanto o sistema operacional do host (Windows) pode ajudar a aplicar as alterações corretamente.
Se você está tentando copiar e colar no terminal dentro da VM, certifique-se de que os atalhos de copiar/colar estão habilitados ou funcionam da forma que você espera. Em algumas distribuições Linux, as teclas padrão para copiar/colar podem ser diferentes.
Espero que uma dessas opções resolva o problema! Tamo junto!