3
respostas

Como configurar a máquina virtual em windows

Na aula, o professor disse que disponibilizaria uma URL com a instalação e configuração da VM em windows. Eu preciso desta informação. As opções que aparecem pra mim são totalmente diferentes das que são apresentadas no curso.

3 respostas

Oi, Noemi!

As vezes as interfaces de instalação e configuração mudam mesmo. O que eu posso sugerir é que você siga esses passos básicos para configurar uma máquina virtual (VM) no Windows usando o VirtualBox ou o VMware Workstation, que são as ferramentas mais comuns para isso. Vou passar as instruções para ambos os casos.

  1. Instalando e Configurando uma VM no Windows com VirtualBox: Baixar e instalar o VirtualBox:

Acesse o site oficial: VirtualBox Downloads e baixe a versão para Windows. Instale o VirtualBox no seu sistema, aceitando os termos e condições. Baixar a imagem ISO do Linux:

Vá até o site oficial da distribuição que você vai usar (por exemplo, Ubuntu ou CentOS) e baixe a imagem ISO. Criar uma nova máquina virtual:

Abra o VirtualBox e clique em "Novo". Dê um nome à sua VM (ex: "Linux LPI"). Escolha o tipo e a versão da distribuição (se for Ubuntu, escolha "Linux" e "Ubuntu"). Alocação de memória: aloque a quantidade de memória RAM que você deseja para a VM (geralmente, 2 GB é suficiente para testes básicos). Criação de disco rígido virtual: selecione "Criar um disco rígido virtual agora" e escolha o tipo de disco (VDI é a escolha padrão). Selecione "Dinamicamente alocado" ou "Tamanho fixo" (dinamicamente alocado é mais flexível, mas pode ocupar mais espaço conforme o uso). Configuração do Disco:

Depois que a VM estiver criada, clique nela e depois em "Configurações". Vá até a aba "Armazenamento" e adicione a imagem ISO que você baixou (no item "Controlador: IDE", clique no ícone de disco e selecione a ISO). Iniciar a VM:

Com a ISO configurada, basta iniciar a VM. O processo de instalação do Linux será iniciado, e você pode seguir com a instalação normalmente.

  1. Instalando e Configurando uma VM no Windows com VMware Workstation: Baixar e instalar o VMware Workstation:

Acesse o site oficial: VMware Workstation e baixe a versão para Windows. Instale o VMware Workstation no seu computador. Criar uma nova máquina virtual:

Abra o VMware Workstation e clique em "Criar uma nova máquina virtual". Selecione "Instalação típica" e depois "Instalar o sistema operacional mais tarde" (caso não tenha a ISO configurada ainda). Selecione o tipo de sistema operacional (Linux) e escolha a versão que você deseja instalar. Defina a quantidade de memória RAM e os discos que deseja alocar para a máquina virtual. Configuração do Disco e ISO:

Na tela de "Disco Virtual", crie um disco de tamanho adequado. Na parte de "Configurações" da VM, vá até "CD/DVD (IDE)" e selecione a ISO do Linux que você baixou. Iniciar a instalação:

Com a ISO configurada, inicie a VM. O instalador do Linux começará e você pode seguir os passos de instalação normalmente.

Oi, Felipe. Agradeço muito pela resposta. Criei uma nova VM seguindo as orientações, mas, depois de criada a VM, ainda tenho problemas com o teclado e o mouse. O problema de teclado consegui resolver, depois de muita pesquisa. Eu digitava uma tecla e o resultado era outra tecla. Agora o mouse não funciona no terminal da VM. Não permite copiar nem colar. Preciso mudar alguma configuração, vou tentar de novo.

Oi, Noemi! Que bom que conseguiu resolver o problema com o teclado.

Esse tipo de problema geralmente está relacionado à integração do mouse entre a máquina virtual e o sistema operacional anfitrião. Vê se essas ações ajudam:

1. Verificar se as Adições de Convidado estão instaladas (para VirtualBox ou VMware):

As Adições de Convidado são pacotes de drivers e ferramentas que melhoram a integração entre a máquina virtual e o sistema operacional host. Sem eles, o mouse pode não funcionar corretamente dentro da VM.

Para o VirtualBox:

  1. Instalar as Adições de Convidado no VirtualBox:
    • Com a VM em execução, no menu superior do VirtualBox, clique em Dispositivos > Inserir imagem de CD das Adições de Convidado....
    • Isso vai montar uma unidade virtual dentro da VM.
    • Abra o terminal na VM e execute o script para instalar as Adições de Convidado. O comando geralmente é:
      sudo ./VBoxLinuxAdditions.run
      
    • Após a instalação, reinicie a VM.

Para o VMware Workstation:

  1. Instalar as Ferramentas VMware:
    • Com a VM em execução, no menu superior do VMware, clique em VM > Instalar Ferramentas VMware.
    • Isso vai montar um disco virtual dentro da VM.
    • Siga as instruções na tela para instalar as ferramentas e, em seguida, reinicie a VM.

2. Habilitar Captura de Entrada do Mouse:

Certifique-se de que a captura de mouse esteja habilitada. Se o mouse não está sendo "capturado" pela VM, você pode não conseguir interagir com ela corretamente.

No VirtualBox:

  • Quando você clicar na janela da VM, o mouse deve ser automaticamente capturado. Se não for, pressione Host Key (geralmente a tecla Ctrl direita) para liberar o mouse e, em seguida, clique novamente na janela da VM.

No VMware:

  • O VMware geralmente captura o mouse automaticamente quando você clica na janela da VM, mas se isso não acontecer, verifique se as Ferramentas VMware estão instaladas corretamente.

3. Checar a Configuração de Entrada da VM:

Às vezes, o problema pode estar na configuração de dispositivos de entrada da VM.

No VirtualBox:

  • Vá até as configurações da sua VM.
  • Em Sistema > Placa Mãe > Habilitar entrada de mouse e teclado USB. Essa opção pode ajudar a melhorar a interação do mouse.

No VMware:

  • Abra as configurações da VM e, em Opções > Dispositivos de Entrada, tente ajustar as configurações do mouse, verificando se está configurado corretamente para capturar a entrada do mouse.

4. Reiniciar a VM e o Host:

Depois de instalar ou ajustar qualquer configuração, reiniciar tanto a máquina virtual quanto o sistema operacional do host (Windows) pode ajudar a aplicar as alterações corretamente.

5. Verificar Configurações do Terminal:

Se você está tentando copiar e colar no terminal dentro da VM, certifique-se de que os atalhos de copiar/colar estão habilitados ou funcionam da forma que você espera. Em algumas distribuições Linux, as teclas padrão para copiar/colar podem ser diferentes.

Espero que uma dessas opções resolva o problema! Tamo junto!