1
resposta

Como conectar na instancia utilizando a chave SSH?

Impossibilidade de acessar a instancia e o IP da maquina atraves do comando "ssh -i chave usuario@IP"

A Resposta é:

Load key "nomechave": permission denied nomeusuario@IP: permission denied

1 resposta

Olá Trainee.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Entendo que você está com dificuldades para conectar na instância utilizando a chave SSH. Vou te ajudar com isso!

Pelo contexto fornecido, parece que você já gerou a chave SSH e a adicionou na instância corretamente. No entanto, você está recebendo uma mensagem de erro "permission denied" ao tentar se conectar.

Uma possível causa para esse erro é a permissão incorreta na chave privada. Certifique-se de que a chave privada está definida com permissão de leitura apenas para o proprietário. Você pode fazer isso executando o comando chmod 400 chave_privada no terminal, substituindo "chave_privada" pelo nome do arquivo da sua chave privada.

Além disso, verifique se você está usando o comando SSH corretamente. No exemplo fornecido, o comando correto seria ssh -i chave_privada usuario@IP, onde "chave_privada" é o caminho para o arquivo da sua chave privada, "usuario" é o nome de usuário da instância e "IP" é o endereço IP da instância.

Certifique-se também de que o endereço IP da instância está correto e que a instância está em execução.

Se você seguiu todos esses passos e ainda está enfrentando problemas para se conectar, pode ser útil verificar os logs de conexão SSH na instância para obter mais informações sobre o erro. Você pode fazer isso acessando a instância através da Console do Google Cloud e verificando os logs no arquivo /var/log/auth.log.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software