2
respostas

Como conectar Back-end e Front- end em aplicações para desktop

Bom dia, colegas!

Recentemente, surgiu uma dúvida de como conectar o back-end ao fron-end em aplicações desktop. Atualmente, faço os cursos de data science e me veio essa dúvida, pois pretendo fazer um pequeno software aplicando meus conhecimentos de data science. Pretendo fazer o back emPython e o front usando o Electron ou outra tecnologia disponivel. Confeço que não domino muito essa ferramenta do Electron, mas pretendo fazer o curso aqui na Alura, futuramente.

Desde já agradeço,

Muito obrigado, gente!

2 respostas

A melhor maneira de você fazer isso seria criando uma API no back-end, e comunicar seu front-end através de requisições HTTP. Porém ao utilizar API vc terá que ter ela em algum servidor externo(assim vc depende de internet para conectar o front com o back), ou levantar esse servidor localmente na mesma máquina que o front-end estará rodando.

Tudo isso vai depender da finalidade da sua aplicação, quem utilizará, e se vai ser somente para estudos ou se vc realmente deseja criar um produto.

Olá Patrick, muito obrigado por responder. Então, seria algo simples mesmo, servidor local, mas como produto final. Seria um programa para eu operar mesmo, sem usar o console do Pycharme. Por exemplo, ao levantar os dados via questionário, as respostas estariam salvas em planilhas do excel e futuramente passadas para a máquina que esse software estaria instalado. E aí, o operador do programa importaria os dados locais e faria os procedimentos estatísticos que desejar sobre o dataset.

Pesquisei também o Java FX, que cria o front- end sem programar de fato, como se fosse uma programação por blocos, sabe? Porém, quando o front coleta a interação do operador, como que faz para passar essas informações para o back- end e repassa-las intuitivamente na GUI?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software