1
resposta

Como começo???

Povo, sou Osvaldo, Engenheiro Civil que está começando na programação. Tenho uma ideia de aplicativo para desenvolver em minha área (trabalho em um banco e mensuro a evolução das obras financiadas por ele) e pretendo utilizar o desenvolvimento dele para aprender programação e seus derivados. A intenção do aplicativo é a seguinte: Desenvolver uma plataforma (Aplicativo (IOS - Android + site) para mensurar uma obra.

Segue a rotina: . Mensalmente a construtora mede a evolução da obra neste período. Portanto, ela registraria todos os serviços executados no aplicativo/site. Salvaria e acionaria a vistoria nossa para verificar se realmente a evolução está conforme contrato e %levantado. . Em posse de um celular ou tablet, realizaríamos a vistoria. Dentro de um aplicativo, apontaríamos as informações sobre a execução dos itens, tais como: fotos, observações em texto e %de evolução da obra atestado (obs: nem toda obra tem internet e 3G). . Ao final da vistoria, enviaríamos o resultado para a central do banco na obra e/ou quando tiver acesso à internet. . Seria importante que tal plataforma estivesse em um site tb.

Pronto.

Vamos lá. Meta de 2020 para mim: Desenvolver esse aplicativo. Conhecimento em programação: Zero, com alguns cursos do Alura em andamento.

Gostaria de saber dos Srs., se o meu planejamento de estudo abaixo está coerente para atingir minha meta deste ano. Estudar nessa ordem: 1 - Fazer a formação FRONT-END da Alura. 2 - Estuar JavaScript e Pyton. 3 - Fazer a formação Mobile do Alura.

Bem, é isso...

Estou no caminho?

Grato pelas contribuições.

1 resposta

Olá Osvaldo, tudo certo?

Muito interessante sua iniciativa e idéia de aplicação. Minha sugestão seria para antes da formação Front-end você fazer a formação Iniciante em programação, para aprender mais sobre lógica de programação. No começo da formação front-end você aprende HTML e CSS, que não cobra muito lógica de programação, mas quando chegar na parte de javascript esse conhecimento mais básico irá ajudar você no seu aprendizado.

https://www.alura.com.br/formacao-programacao

O básico do básico seria isso, rsrs.

Espero ter ajudado!