1
resposta

Como começar

Por onde podemos começar exatamente? Especialmente quem viveu a vida toda rodeada de pessoas criticas que colaboraram para criação e aumento dessa síndrome?

1 resposta

Oi Viviane,

A questão requer certo cuidado, no sentido de eu não conseguir te dar uma resposta conclusiva, mas quizá um bom primeiro passo seja observar quais são os comportamentos dessas pessoas que você convive que mais contribuem para reforçar a síndrome. Uma vez que você tenha essa consciência (e como se trata de um exercício, você pode se deparar com outros aspectos em momentos diferentes), tente formular suas falas pautadas na Comunicação Não Violenta para se posicionar.

Inclusive temo cursos sobre CNV na Alura, chegou a ver?

Ressalto a CNV para te dar mais repertório nesse momento, pois se houver um enfrentamento na situação de modo mais reativo, ao invés de você trazer o próximo para perto, no sentido de tentar explorar que aquele tipo de fala é prejudicial para você, pode gerar afastamento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software