Olá estou com dúvida em uma coisa, quando queremos colocar uma classe css, em um elemento html pelo javascript, usamos o classList, e se quisermos colocar não uma classe, e sim um ID ? como seria? grato <3
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá estou com dúvida em uma coisa, quando queremos colocar uma classe css, em um elemento html pelo javascript, usamos o classList, e se quisermos colocar não uma classe, e sim um ID ? como seria? grato <3
Olá Igor, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora no retorno.
Para adicionar um ID em um elemento HTML utilizando JavaScript, podemos utilizar a propriedade "id" do elemento, realizando uma atribuição de uma string que será no id do elemento. Caso o elemento não tenha o atributo id ela será criada, caso já possua, será atualizado com o novo valor fornecido.
Para isso, basta selecionar o elemento desejado utilizando o método querySelector ou getElementById e, em seguida, atribuir um valor para a propriedade id. Abaixo os exemplos de uso.
const elemento = document.querySelector('seletor-do-elemento');
elemento.id = 'valor-do-id';Já utilizando o método getElementById:
const elemento = document.getElementById('id-do-elemento');
elemento.id = 'novo-valor-do-id';Espero ter lhe ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição.
Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Abraços e bons estudos!