Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

como calcular a hora trabalhada com programação?

Digamos que a remuneração de um dev é calculado por hora de trabalho, então como faz um programador freelancer para ter credibilidade perante ao cliente aos informar a qtde de horas trabalhadas sobre um determinado serviço de desenvolvimento?

1 resposta
solução!

Olá Felipe,

esta questão de pagamento por horas é um pouco complicada, basicamente vai da confiança mesmo do cliente no dev, em acreditar que levou aquele tempo para executar a tarefa.

Existem algumas ferramentas de tracking que lhe auxiliar a monitorar o que é feito durante o tempo que está no computador, como o rescuetime, WakaTime que monitora quanto tempo você está trabalhando em determinado projeto ou softwares, só que é um pouco complicado você levar em consideração tudo ao pé da letra que essas ferramentas fornecem para indicar o total de horas trabalhadas.

Veja bem, nem sempre temos tudo na cabeça, uma parte do desenvolvimento é constituido por pesquisa, documentação e essas ferramentas não dão uma formula mágica dizendo que você gastou x horas mexendo exclusivamente naquele projeto.

O meu conselho é você reservar um horário para se trabalhar com determinado projeto e anotar a hora que começou e a hora que parou, desta forma você tem uma ideia melhor de tempo, e se for o caso gerar um relatório ao final para seu cliente sobre os horários que você trabalhou. Existem algumas ferramentas no mercado que lhe auxiliam neste tipo de controle, caso não queira utilizar uma planilha em excel por exemplo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software