4
respostas

Como baixar o Relational no mac ?

Não consigo executar o programa, pois os arquivos que baixei (pelo link abaixo da vídeo aula) dizem não serem suportados pelo ios, mesmo os que são para mac. Alguém poderia me ajudar com algum tutorial ou o link correto, ou mesmo qualquer outro software que eu possa treinar os conceitos desse curso ? Obrigada!

4 respostas

Olá, Yasmin, tudo bem?

O relational para o mac OS passou por algumas mudanças, e por ser open source, as atualizações são um pouco mais demoradas, então irei disponibilizar um passo a passo, desde o download até inicialização do software.

  • Acesse a página e clique em download sources:

Site de download do relational, no tópico install, na quarta coluna da tabela, o ícone da apple está destacado com um retângulo vermelho sem preenchimento, com uma seta vermelha apontando para a opção download sources

  • Uma nova guia será aberta, clique em sources para baixar o arquivo.tar.gz:

    Site de download relational, na tabela no tópico downloads, há uma seta vermelha apontando para a palavra sources presente na primeira coluna, da segunda linha

  • Quando o download do arquivo for finalizado, dê dois cliques no arquivo para que ele seja extraído

  • Acesse o terminal do mac e navegue até a pasta onde foi baixado o arquivo, como por exemplo: o comando cd download pra acessar a pasta de download, onde o meu arquivo foi baixado e após o comando cd relational, para acessar a pasta do relational

Terminal do mac com os comandos cd Downloads e cd relational

  • Após acessar a pasta pelo terminal, digite o comando: make

Obs.: Se algum erro for gerado, execute o comando make novamente.

  • Após executar o make, execute: ./relational.py e deverá abrir a tela do software, onde marcado em 1 é referente a área de digitar os comandos e em 2, as variáveis que foram criadas:

Software relational, na tela principal, na parte inferior central a área de digitar os comandos está destaca com um retângulo de contorno vermelho sem preenchimento, no canto superior esquerdo deste retângulo há uma círculo vermelho e dentro dele tem o número 1. No canto direito a área de relations está destaca com um retângulo de contorno vermelho sem preenchimento, no canto superior esquerdo deste retângulo há uma circulo vermelho e dentro dele tem o numero 2.

Infelizmente, nesta versão disponível para o Mac, a função de histórico como mostra em azul na imagem abaixo não está funcionando, mas, isso não impedirá de você conseguir acompanhar o curso

Software relational, na tela principal, na parte central a área de historico dos comandos está destaca com um retângulo de contorno azul sem preenchimento

Qualquer dúvida é só falar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Não estou conseguindo instalar no MacOS tbm, mesmo após seguir o guia acima.

relational

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Consegui seguir o passo acima até o make, ele realmente instalou o software.. depois disso ele não reconheceu o passo "./relational.py" . Como faço para prosseguir agora ? Marco Antonio, somente depois de eu já ter instalado o software é que apareceu o mesmo erro 127

Oi, Yasmin! Tudo bem?

O problema aí é que o Relational precisa de algumas libs do Python para executar a interface gráfica. Instala a lib PyQt5 via Homebrew: brew install pyqt@5.

Depois você executa: sudo make. Estou rodando no Mac M1 e consegui executar o Relational aqui. ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software