1
resposta

Como baixar e instalar a API Serviços

Olá, tudo bem?

Se assim como eu, você chegou no capítulo 3 do curso e ficou totalmente sem entender da onde que veio os arquivos dessa API Serviços e como fazer ela funcionar, então leia esse tópico para entender o que está acontecendo e o que fazer para conseguir acompanhar o curso.

O professor está basicamente inventando uma outra api pra poder retornar os dados do cliente. Na prática, a gente teria uma outra base de dados, onde, a partir do cpf, a gente ia conseguir obter as demais informações dessa pessoa, como nome e data de nascimento, mas como não temos essa base de dados, iremos utilizar uma 'biblioteca' que vai gerar esses dados aleatoriamente.

Agora, onde baixar esse arquivo? Você vai encontrar a pasta 'servicos' no link do github da próxima aula.

https://github.com/alura-cursos/nodejs-2/tree/aula-3/servicos

Como eu fiz? No meu projeto, criei a pasta 'servicos', e criei os arquivos identicos ao do git.

Após isso, no meu terminal, estando na pasta servicos, dei o seguinte comando:

npm install faker

Esse comando instalou a biblioteca faker.

Agora, para rodar, é só dar o comando:

node cliente.js

Espero ter ajudado, bons estudos!

1 resposta

Opa Abraão, tudo bem? Incrível isso que você fez, você chegou a compartilhar na comunidade no Discord da Alura? Acho que muitos alunos podem ter ficado confusos como você e não terem visto essa solução. Muito bom, parabéns e obrigado por compartilhar sua solução aqui. Tenho certeza que vai ajudar mais pessoas. Inclusive, se eu notar alguém com esse problema, vou usar sua solução como referência.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software