3
respostas

Como aumentar a produtividade do desenvolvimento

Olá a todos. Estou me sentindo mais confiante no desenvolvimento com o code igniter, mas tem uma coisa que eu sinto que esta me travando ainda. Toda vez que quero testar a minha implementação, eu tenho que rodar a aplicação e verificar se esta conforme o planejado. O problema disso é acabo desenvolvendo, tanto o front, como o back ao mesmo tempo, o que me toma muito tempo, além de ser um processo muito lento e demorado.

Minha pergunta é: existe alguma forma de rodar a aplicação via terminal, e testar se o projeto esta como o planejado somente verificando os echos e var_dumps do terminal?

Outra coisa , estou utilizando o xampp para rodar a aplicação, o que não me disponibiliza o terminal. Então aceito ajudas nesse ponto também.

Por hoje é só, e agradeço que ajudar.

Att. João Pedro

3 respostas

Bom dia João Pedro!

Seu texto ficou um pouco confuso. Inicialmente você fala de testes, depois diz que acaba desenvolvendo o front e o back.

Creio que dê sim para rodar a aplicação via terminal. Na verdade você criaria um script para enviar requisições http e, baseado no resultado, seu teste estaria ok ou não. Mas creio que isso seja trabalhoso de implementar. Seria bom alguém experiente em Testes e em PHP discorrer mais sobre isso.

Não entendi o que você quis dizer com o xampp "não disponibilizar o terminal". O terminal é do SO, Windows, Linux ou Mac, todos tem. Existem algumas aplicações que "tem um terminal próprio", algo do tipo, mas não é o caso do xampp.

O xampp é um pacote, que contém o apache, o mysql, o php e o perl. A função dele é facilitar sua vida, e você não precisar instalar as coisas isoladamente.

Tem um curso aqui na Alura de testes em PHP:

https://cursos.alura.com.br/course/testes-com-php-unit

Dá uma olhada lá!

Desculpe acho que não fui muito claro no que eu quis dizer. O que eu estou perguntando é se existe uma forma mais eficiente de debuggar o código... Por exemplo: Quero verificar o retorno de uma consulta do banco de dados. Para fazer isso eu jogo o resultado pra view e vejo se tudo esta certo. O problema desta abordagem é que eu perco muito tempo neste processo.

O que eu queria era só dar um echo , ou um var_dump na model e conseguir ver o resultado. Você teria alguma dica ou ideia sobre isso?

Desde já obrigado

Boa tarde João Pedro!

Dá uma olhada nisso aqui:

https://www.dicascodeigniter.com.br/como-usar-o-profiler-ferramenta-de-debug-nativa-do-codeigniter/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software