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Como atualizar relatório publicado

Boa tarde! Depois de publicar meu relatório no meu workspace e compartilhá-lo com colegas da minha organização, fiz algumas alterações no arquivo no Power BI desktop, que não foram refletidas automaticamente na aplicação publicada e não consegui atualizar o relatório no workspace. Tive que excluí-lo e publicá-lo novamente, perdendo o compartilhamento feito anteriormente. Como evitar que isto aconteça? Tem como deixar sincronizado ou fazer a atualização sem perder o compartilhamento? Obrigada.

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Olá, Ana, tudo bem?

Para atualizar automaticamente, há duas abordagens disponíveis, e a escolha entre elas dependerá do local onde os dados estão armazenados. No caso de fontes de dados locais, é necessário instalar um gateway de dados. Essa ferramenta cria uma conexão segura entre os dados locais e o Power BI Service.

Na Alura, temos um artigo que detalha os passos necessários para essa operação:

No entanto, se sua fonte de dados está em um ambiente na nuvem, é possível configurar as conexões diretamente no Power BI Service. Isso é feito ao definir as credenciais adequadas para a fonte de dados.

Para isso, siga estas etapas:

  1. Acesse o Power BI Service e entre no seu perfil. Ao entrar, vá para o Workspace onde seu projeto está localizado, selecionando o botão "Workspaces" no menu à esquerda e, em seguida, escolhendo seu workspace:

    Captura de tela do menu do Power BI Service, destacando a opção Workspaces.

  2. No topo da página, acesse a aba Conjuntos de Dados + Fluxo de Dados, clique nos três pontos e depois em Configurações:

    Captura de tela das opções de Conjuntos de Dados + Fluxo de Dados no Power BI Service.

    Captura de tela da opção Configurações, destacando o botão de três pontos.

  3. Nas configurações, localize Credenciais da Fonte de Dados e clique em Editar Credenciais:

    Captura de tela da opção Credenciais da Fonte de Dados e o botão para Editar Credenciais.

  4. Uma janela será aberta, onde você definirá o método de autenticação e o nível de privacidade da fonte de dados. No meu exemplo, escolhi OAuth2 e Privado, respectivamente. Depois, clique em Entrar:

    Captura de tela da janela de configuração de credenciais da fonte de dados.

  5. Por fim, você configurará o intervalo para a atualização automática dos dados. Para fazer isso, vá até Atualização e defina a frequência desejada. Após ajustar, clique em Aplicar:

    Captura de tela da opção de atualização e suas configurações de intervalo.

Espero que essas orientações sejam úteis para você! Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

Grande abraço e até mais!

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