Fala Davilson, tudo bem?
O que acontece é que no JavaScript trabalhamos com orientação a objetos, mas o que são objetos? objetos são "variaveis" que possuem propriedades e valores, imagine um gato como um objeto por exemplo, em que possui suas propriedades e valores, a estrutura seria assim:
const gato = {
cor: 'Preto',
peso: '44',
altura: '1.60',
}
Aonde gato
é o nome do objeto, cor, peso, altura
são as propriedades, preto, 44, 1.60
são os valores dessas propriedades, mas os objetos também possuem métodos, que nada mais são como funçoes dentro desse objeto, em que podemos definir assim:
const gato = {
cor: 'Preto',
peso: '44',
altura: '1.60',
miar: function () {
console.log('Miau!')
}
}
Ou podemos criar de uma maneira mais simplificada:
const gato = {
cor: 'Preto',
peso: '44',
altura: '1.60',
miar () {
console.log('Miau!')
}
}
Então criamos um método chamado miar
que ao ser chamado executará um console com Miau!
, mas como podemos acessar essas propriedades e métodos? Exatamente usando esse ponto, em que passamos o nosso objeto, e a propriedade/método que queremos acessar, por exemplo, se quisermos dar um console na cor do gato, fazemos:
console.log(gato.cor) //Preto
Ou se quisermos executar o método que criamos:
gato.miar() //MIau!
Também podemos alterar os valores utilizando o simbolo de igualdade:
gato.cor = 'Branco'
Agora a cor do gato é branco!
De maneira bem resumida é isso que fazemos ao utilizar o ponto, estamos acessando os métodos e propriedades daquele objeto.
Ah! e lembrando, orientação a objetos existem em várias linguagens, como Java, python, etc... Para ver melhores explicações sobre isso aconselho dar uma passada na documentação do próprio JavaScript que mostra um pouco sobre o assunto, acesse-a clicando aqui. Também temos o curso JavaScript: Programando a Orientação a Objetos que ensina bem sobre o assunto, recomendo faze-lo!
Espero ter ajudado, bons estudos :D