Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como attachar um terminal à um container que está executando em background ?

Supondo que o docker está ativo e eu já iniciei um container com o comando docker start ID_XXXX, eu tenho um container de id ID_XXX executando.

Repare no parágrafo anterior que eu apenas iniciei o container em background (não foram utilizados os argumentos -ai no comando docker start).

Perguntas:

1) Como faço para atachar um terminal (para executar comandos) em um container que está JÁ esta em execução em background (sem derrubar o container que já está executando, ou seja, sem que seja necessário derrubar e e reiniciar o container com o comando docker start -ai ID_XXXX)?

2) Supondo que tenho um container em execução com um terminal atachado à ele, como faço para encerrar o terminal sem derrubar o container (ou seja, quero sair do terminal do container, mas o container tem de continuar em execução em background) ?

1 resposta
solução!

Olá, Marcelo. Tudo bem?

  1. Você pode usar o docker exec para rodar um comando num container que já está em execução. Digamos que iniciamos um container nginx com docker run -d -p 8080:80 nginx sem passar o -it. Se você quiser excutar o bash nele, tendo acesso ao terminal, pode executar docker exec -it ID_XXXX /bin/bash. Ou pode rodar outros comandos como ls ou ps, basta que eles estejam presentes no container.

  2. Você pode pressionar Ctrl + p + q para ir de volta ao seu terminal mantendo o container em execução.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software