Por exemplo eu quero apenas iniciar a minha funcao caso a tecla shift seja pressionada
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por exemplo eu quero apenas iniciar a minha funcao caso a tecla shift seja pressionada
Olá, Caio! Tudo bem contigo?
Para que possa criar essa condição é preciso inserir o evento da tecla Shift - event.shiftKey dentro de uma condição if
if(event.shiftKey){Se a condicional for verdade (caso tenha pressionado a tecla) comece a desenhar
if(event.shiftKey){
desenha = true;
}Tudo isso dentro da função
tela.onmousedown = function() {
if(event.shiftKey){
desenha = true;
}
}Espero ter ajudado, Caio!
Um abraço e bons estudos!
Olá Caio, tudo bem com você?
Podemos utilizar um evento em toda a página para verificar o que o usuário, digita, inclusive durante o curso iremos também falar sobre isso :)
Mas é algo simples:
document.onkeydown = verificaTecla;Aqui eu estou dizendo que na página inteira quando o usuário apertar uma tecla é para ele executar a função verificaTecla:
function verificaTecla(evento){
if(evento.keyCode == 16){
console.log("Você apertou o shift")
}
}Essa função recebe como parâmetro os dados do evento, ou seja quando apertamos uma tecla, estamos passando diversas informações para a função naturalmente, entre elas temos o keyCode, que é o código daquela tecla apertado
Por meio desses códigos eu consigo saber qual tecla foi digitada, por exemplo, eu estou verificando se a tecla é a 16, no caso, o shift, caso seja eu estou dando um console.log mas poderia ser facilmente a execução de uma função :)
E para descobrir qual o keyCode de uma tecla podemos criar uma função que da um console.log( evento.keyCode) e ai basta testar uma vez para ter em mãos o número que queremos :)
Compreendeu? Abraços e Bons Estudos!
Olá Caio tudo certinho?
Você encontra essa utilização aqui nesse LINK O evento é esse aqui evento.shiftKey "Você deve estar se perguntando como saber se o usuário está pressionando a tecla SHIFT, certo? Você lembra que uma função passada para o evento onclick tem acesso às coordenadas do ponteiro do mouse? Pois é, além de sabermos as coordenadas, podemos perguntar também se a tecla SHIFT está pressionada usando evento.shiftKey. Se for true, é porque ela está sendo pressionada, se for false, é porque não foi."
Na aula 03 tarefa 05 "Era uma vez uma bolinha que virou um bolão!" você tem a explicação completa e código de exemplo =)
Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui!