3
respostas

Como associar uma funcao a uma tecla no teclado

Por exemplo eu quero apenas iniciar a minha funcao caso a tecla shift seja pressionada

3 respostas

Olá, Caio! Tudo bem contigo?

Para que possa criar essa condição é preciso inserir o evento da tecla Shift - event.shiftKey dentro de uma condição if

if(event.shiftKey){

Se a condicional for verdade (caso tenha pressionado a tecla) comece a desenhar

      if(event.shiftKey){
      desenha = true;
      }

Tudo isso dentro da função

    tela.onmousedown = function() {
      if(event.shiftKey){
      desenha = true;
      }
    }

Espero ter ajudado, Caio!

Um abraço e bons estudos!

Olá Caio, tudo bem com você?

Podemos utilizar um evento em toda a página para verificar o que o usuário, digita, inclusive durante o curso iremos também falar sobre isso :)

Mas é algo simples:

document.onkeydown = verificaTecla;

Aqui eu estou dizendo que na página inteira quando o usuário apertar uma tecla é para ele executar a função verificaTecla:

        function verificaTecla(evento){

            if(evento.keyCode == 16){
                console.log("Você apertou o shift")
            }
        }

Essa função recebe como parâmetro os dados do evento, ou seja quando apertamos uma tecla, estamos passando diversas informações para a função naturalmente, entre elas temos o keyCode, que é o código daquela tecla apertado

Por meio desses códigos eu consigo saber qual tecla foi digitada, por exemplo, eu estou verificando se a tecla é a 16, no caso, o shift, caso seja eu estou dando um console.log mas poderia ser facilmente a execução de uma função :)

E para descobrir qual o keyCode de uma tecla podemos criar uma função que da um console.log( evento.keyCode) e ai basta testar uma vez para ter em mãos o número que queremos :)

Compreendeu? Abraços e Bons Estudos!

Olá Caio tudo certinho?

Você encontra essa utilização aqui nesse LINK O evento é esse aqui evento.shiftKey "Você deve estar se perguntando como saber se o usuário está pressionando a tecla SHIFT, certo? Você lembra que uma função passada para o evento onclick tem acesso às coordenadas do ponteiro do mouse? Pois é, além de sabermos as coordenadas, podemos perguntar também se a tecla SHIFT está pressionada usando evento.shiftKey. Se for true, é porque ela está sendo pressionada, se for false, é porque não foi."

Na aula 03 tarefa 05 "Era uma vez uma bolinha que virou um bolão!" você tem a explicação completa e código de exemplo =)

Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui!