Por exemplo eu quero apenas iniciar a minha funcao caso a tecla shift seja pressionada
Por exemplo eu quero apenas iniciar a minha funcao caso a tecla shift seja pressionada
Olá, Caio! Tudo bem contigo?
Para que possa criar essa condição é preciso inserir o evento da tecla Shift - event.shiftKey
dentro de uma condição if
if(event.shiftKey){
Se a condicional for verdade (caso tenha pressionado a tecla) comece a desenhar
if(event.shiftKey){
desenha = true;
}
Tudo isso dentro da função
tela.onmousedown = function() {
if(event.shiftKey){
desenha = true;
}
}
Espero ter ajudado, Caio!
Um abraço e bons estudos!
Olá Caio, tudo bem com você?
Podemos utilizar um evento em toda a página para verificar o que o usuário, digita, inclusive durante o curso iremos também falar sobre isso :)
Mas é algo simples:
document.onkeydown = verificaTecla;
Aqui eu estou dizendo que na página inteira quando o usuário apertar uma tecla é para ele executar a função verificaTecla:
function verificaTecla(evento){
if(evento.keyCode == 16){
console.log("Você apertou o shift")
}
}
Essa função recebe como parâmetro os dados do evento, ou seja quando apertamos uma tecla, estamos passando diversas informações para a função naturalmente, entre elas temos o keyCode
, que é o código daquela tecla apertado
Por meio desses códigos eu consigo saber qual tecla foi digitada, por exemplo, eu estou verificando se a tecla é a 16, no caso, o shift
, caso seja eu estou dando um console.log
mas poderia ser facilmente a execução de uma função :)
E para descobrir qual o keyCode
de uma tecla podemos criar uma função que da um console.log( evento.keyCode)
e ai basta testar uma vez para ter em mãos o número que queremos :)
Compreendeu? Abraços e Bons Estudos!
Olá Caio tudo certinho?
Você encontra essa utilização aqui nesse LINK O evento é esse aqui evento.shiftKey
"Você deve estar se perguntando como saber se o usuário está pressionando a tecla SHIFT, certo? Você lembra que uma função passada para o evento onclick tem acesso às coordenadas do ponteiro do mouse? Pois é, além de sabermos as coordenadas, podemos perguntar também se a tecla SHIFT está pressionada usando evento.shiftKey. Se for true, é porque ela está sendo pressionada, se for false, é porque não foi."
Na aula 03 tarefa 05 "Era uma vez uma bolinha que virou um bolão!" você tem a explicação completa e código de exemplo =)
Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui!