1
resposta

Como assim O node é escrito sobre a engine do chrome?

Como assim é todo baseado em eventos ? Seria os call backs? Como assim operações não bloqueantes?

Alguém pode me ajudar? abraço!

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem com você?

Então o node foi desenvolvido utilizando a engine da Google conhecida com V8 ( que foi responsável por deixar o Chrome com uma certa superioridade de velocidade na época) que nada mais é do que a responsável por transformar toda a abstração do javascript em código de máquina para ser executado no navegador ( e no caso do node para ser executado no servidor).

Em relação ao Node ser baseado em eventos e operações não bloqueantes, estamos falando do fato dele ser single-threaded ou seja só podemos executar uma coisa de cada vez e não há como bloquear uma ação para executar outra, para isso temos o Event Loop que cuida de gerenciar as callbacks de funções como setTimeout para que tenhamos assincronismos com javascript.

Toda essa parte conceitual do node é bem complexa e extensa para se entender, porém vou te recomendar alguns links caso queira entender um pouco mais sobre como o node funciona por debaixo dos panos, recomendo fortemente a série completa para compreender todas as particularidades do node.

Node por debaixo dos Panos pt.I

Node por debaixo dos Panos - O V8

Node por debaixo dos Panos - Event Loop

Qualquer coisa estou a disposição :)

Abraços e Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software