Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Como as tecnologias vem impactando na minha vida e quais casos em que o uso de software envolveu criatividade

1. Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?

Praticamente 100% da minha rotina, dos meus estudos e do meu trabalho. Na rotina, acordo quase todos os dias com o despertador, que é um software; depois ligo o computador, que é um dispositivo computacional, e acesso os aplicativos, que são os softwares dentro dele. Ou seja, utilizo o tempo todo soluções computacionais: os aplicativos, que são o software mais o hardware. Nos estudos, uso o computador para assistir às aulas gravadas no computador do professor; quando a aula é presencial, o professor pode usar um projetor para mostrá-la. É essa a forma como essas tecnologias vêm impactando minha rotina, meus estudos e meu trabalho, praticamente 100%.

1. Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?

Sim, com certeza. Aplicativos de edição de imagem ou de vídeo envolvem diretamente o uso da criatividade. E há também a criação de uma aula: o professor precisa de criatividade para desenvolver a aula, apresentá-la aos alunos de forma didática, escolher os slides, quais imagens utilizar, o posicionamento do texto, uma imagem que exemplifique o conteúdo.

1 resposta

Olá, Patrick. Tudo bem com você?

Seu relato mostra bem como o software está presente em diferentes momentos do cotidiano, não apenas quando estamos diretamente programando. Você trouxe exemplos como o despertador, os aplicativos do computador, as aulas, os projetores e as plataformas utilizadas nos estudos e no trabalho. Também foi interessante destacar a relação entre software e hardware, já que os dois trabalham em conjunto para possibilitar diversas das tarefas que realizamos diariamente.

Na parte sobre criatividade, os exemplos de edição de imagens e vídeos fazem bastante sentido dentro da proposta da atividade. O exemplo da criação de uma aula também amplia essa visão, porque o software pode ser utilizado como ferramenta para transformar uma ideia em algo que será apresentado para outras pessoas. A escolha de imagens, a organização dos slides e a forma de apresentar determinado conteúdo envolvem decisões criativas, mesmo quando a pessoa não está desenvolvendo o software.

Pensando em tudo isso, existe algum software que você utiliza atualmente e que tenha mudado bastante a forma como você estuda, trabalha ou cria algo?

Parabéns pela reflexão e por compartilhar sua experiência com a comunidade. Continue compartilhando suas atividades e percepções por aqui, o fórum está à disposição para acompanhar sua jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!