- Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
Praticamente 100% da minha rotina, dos meus estudos e do meu trabalho. Na rotina, acordo quase todos os dias com o despertador, que é um software; depois ligo o computador, que é um dispositivo computacional, e acesso os aplicativos, que são os softwares dentro dele. Ou seja, utilizo o tempo todo soluções computacionais: os aplicativos, que são o software mais o hardware. Nos estudos, uso o computador para assistir às aulas gravadas no computador do professor; quando a aula é presencial, o professor pode usar um projetor para mostrá-la. É essa a forma como essas tecnologias vêm impactando minha rotina, meus estudos e meu trabalho, praticamente 100%.
- Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?
Sim, com certeza. Aplicativos de edição de imagem ou de vídeo envolvem diretamente o uso da criatividade. E há também a criação de uma aula: o professor precisa de criatividade para desenvolver a aula, apresentá-la aos alunos de forma didática, escolher os slides, quais imagens utilizar, o posicionamento do texto, uma imagem que exemplifique o conteúdo.