Eu fiz um gráfico utilizando o seaborn, e no eixo x eu uso o campo Data, que está no formato Ano-mes-dia. Só que quando o gráfico é plotado ele fica como na imagem abaixo. Como resolver ?
Oii Mario! Tudo bem?
Normalmente quando as datas são apresentadas dessa forma é porque o pandas não está conseguindo identificar que aquela coluna de datas do seu dataframe possui dados do tipo datetime. Sendo assim, é necessário transformar a coluna que possui as datas em uma coluna tipo datetime.
Suponhamos que seus dados estejam armazenado em um dataframe chamado dados e a sua coluna que contém as datas chama data, nesse caso, para transformar no tipo datetime, fazemos o seguinte:
import pandas as pd
dados['data'] = pd.to_datetime(dados['data'], format='%Y-%m-%d')
Aqui, além de estarmos convertendo a coluna para esse tipo datetime, estamos falando o formato que os dados estão dispostos nessa coluna: '%Y-%m-%d'
que é a mesma coisa que ano-mês-dia.
Tenta plotar seu gráfico novamente depois de fazer isso e me conta aqui se funcionou certinho :)
Qualquer dúvida me avisa, tá bom? Estarei por aqui.
Bons estudos!
Oii Mário!
Não tem problema, o pandas realmente apresenta alguns "warnings" como esse.
Caso esses warnings estejam aparecendo bastante e seja algo que te incomoda, você pode fazer o seguinte para que eles parem de aparecer:
import warnings
warnings.filterwarnings('ignore')
Faça esse import e chame o método filterwarnings logo no início do seu notebook e execute suas células novamente que esses avisos devem sumir :)
Espero que isso ajude!
Qualquer coisa é só chamar ^^