Eu percebi que aprender engenharia de prompt não é só entender os conceitos, mas principalmente praticar. Muita gente faz cursos EAD e acha que só assistir às aulas já é suficiente, mas na prática não funciona assim. Se você não testa, você não aprende de verdade.
Eu começo com prompts simples e depois vou melhorando, adicionando exemplos e organizando melhor o que eu peço. Comparar os resultados me ajuda muito a entender o que funciona e o que não funciona.
Também tento aprender a base, como LLMs, tokens e embeddings, porque isso me ajuda a entender como a IA responde. Além disso, estou criando meus próprios prompts pra usar em estudos e projetos, o que faz muita diferença.
Outra coisa que faço é testar em diferentes ferramentas e analisar as respostas, vendo o que dá certo e o que posso melhorar. Aos poucos, vou evoluindo e aprendendo coisas mais avançadas.
No fim, o que eu mais percebi é que não adianta só assistir conteúdo. Tem que praticar, testar e ajustar, porque é isso que realmente faz você aprender.