1
resposta

Como Aprender Engenharia de Prompt na Prática

Eu percebi que aprender engenharia de prompt não é só entender os conceitos, mas principalmente praticar. Muita gente faz cursos EAD e acha que só assistir às aulas já é suficiente, mas na prática não funciona assim. Se você não testa, você não aprende de verdade.

Eu começo com prompts simples e depois vou melhorando, adicionando exemplos e organizando melhor o que eu peço. Comparar os resultados me ajuda muito a entender o que funciona e o que não funciona.

Também tento aprender a base, como LLMs, tokens e embeddings, porque isso me ajuda a entender como a IA responde. Além disso, estou criando meus próprios prompts pra usar em estudos e projetos, o que faz muita diferença.

Outra coisa que faço é testar em diferentes ferramentas e analisar as respostas, vendo o que dá certo e o que posso melhorar. Aos poucos, vou evoluindo e aprendendo coisas mais avançadas.

No fim, o que eu mais percebi é que não adianta só assistir conteúdo. Tem que praticar, testar e ajustar, porque é isso que realmente faz você aprender.

1 resposta

Que post excelente, Eloiza!
Você tocou em algo super importante que muita gente ignora: o gap enorme entre entender conceitos e realmente saber fazer. Seu ponto sobre praticar é ouro puro.

Achei particularmente brilhante você mencionar:
Começar simples e evoluir - é exatamente o caminho. Um prompt bem estruturado hoje é resultado de 10 prompts ruins que você testou antes
Aprender os fundamentos (tokens, embeddings, como LLMs processam) - essa base faz você entender por que algo funciona, não só que funciona
Testar em diferentes ferramentas - isso é crucial. Cada modelo tem suas particularidades, e quem sabe trabalhar com variações está anos à frente
Um detalhe que você colocou com precisão: comparar resultados. É ali que o aprendizado real acontece. Ver o que mudou entre um prompt v1 e v2 é 100x mais valioso que qualquer aula.
Sua conclusão resume tudo bem: não é conteúdo passivo. É praticar → testar → ajustar → repetir. É exatamente como aprender qualquer skill técnico.
Dica complementar que alinha com seu ponto: manter um "lab pessoal" de prompts (um arquivo, um repositório, o que for) ajuda a rastrear o que funcionou e reutilizar padrões. Você tá claramente fazendo isso mentalmente, mas documentar ajuda bastante.
Parabéns pelo post prático e útil!