Oi, pessoal! Tudo bem?
Estou realizando o desafio da atividade “Desafio: organizando o suporte ao cliente”, e gostaria de trocar ideias com vocês.
O cenário é o seguinte: o time de Customer Success recebe várias mensagens misturadas — dúvidas sobre pagamento, erro no sistema, acesso ao login, etc. A tarefa é propor um plano para organizar e automatizar esse atendimento, usando os fundamentos do pensamento computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos).
O que eu pensei até agora:
Decomposição: dividir os tipos de solicitações (acesso, pagamento, bugs, dúvidas gerais).
Reconhecimento de padrões: identificar palavras-chave recorrentes (como “senha”, “boleto”, “erro”).
Abstração: criar uma interface ou painel que mostre só as informações essenciais.
Algoritmos: talvez um sistema que categorize automaticamente as mensagens.
Minhas dúvidas para o fórum:
- Alguém tem ideia de como estruturar esse tipo de automação de forma simples (sem precisar de IA logo de início)?
- Qual seria uma boa forma de definir as categorias sem deixar o processo muito rígido?
- Já pensaram em usar alguma ferramenta (tipo planilha inteligente, CRM ou chatbot) para esse tipo de triagem?
Quero ouvir outras ideias para deixar essa proposta mais completa!