Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como Aplicar o encapsulamento numa classe gerenciada pela JPA ?

Como Aplicar o encapsulamento numa classe gerenciada pela JPA ? Até onde lembro devemos gerar os gatter and setters nessas entidades.

3 respostas

Oi Avelino,

O encapsulamento nesse caso será normal, via atributos private e métodos getter/setter, sendo que os métodos setter não são obrigatórios.

A única exigência da JPA é que a classe possua um construtor default sem argumentos.

Bons estudos!

Aproveitando o Assunto de "encapsulamento ". vc moveu da classe Funcionario o metodo que valida e realiza o reajuste do salario. colocando para uma ReajusteService (Principio da responsabilidade simples). Contudo agora o metodo "atualizarSalario" na classe funcionario ficou "exposta". uma vez que não tem mais a validação. Como resolver "esse furo" ?

solução!

Oi Avelino,

Nem sempre vamos conseguir aplicar todos os padrões e princípios a risca, pois sempre teremos vantagens e desvantagens em cada solução.

Esse caso é um exemplo disso, então sempre devemos avaliar os pros e contras de cada decisão para saber se vale a pena ou não.

Bons estrudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software