Olá, César. Tudo bem?
Sim, as teorias têm aplicações, e na minha concepção para conseguir aplicar a teoria na prática, é necessário abstrair, analisar e fazer ajustes conforme a realidade. Pois, a teoria tende a ser muito pura e o dia a dia é cheio de particularidades e adversidades.
E sobre as formas de ensino que citou, pelo breve entendimento que tenho, consiste em metodologias mais ativas de aprendizados, geralmente partindo da prática ao invés da teoria.
A aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta, em que as pessoas investigam, debatem e elaboram um produto ou solução para o desenvolvimento de competências.
O Estudo de Caso Clinico, utiliza um método ativo de ensino baseada em situações de contexto real, estimulado a pessoa a buscar mais informações e sua transformação em conhecimento, além de exercitar o raciocínio clínico.
Na metodologia, Ensino Baseado em Problema, Problem based learning (PBL) os colaboradores resolvem problemas na prática, os funcionários ganham conhecimento e habilidades, de forma ativa, durante a resolução de problemas atuais por meio dos estudos.
Por fim, considero metodologias muito interessantes, ricas e que devem ser intrínsecas ao aprendizado, ou seja, caminhar em conjunto com o desenvolvimento do conhecimento teórico.
Espero ter ajudado e bons estudos!