2
respostas

Como aplicar o Agil num time de infraestrutura

Olá pessoal, eu gostaria de pedir uma ajuda. Trabalho com as metodologias ageis há alguns anos em times de desenvolvimento e recentemente recebi o desafio de liderar uma equipe totalmente voltada para Infraestrutura e cloud. Gostaria de saber como posso adaptar o ágil para rodar numa equipe onde grande parte dos projetos rodam no modelo tradicional. O que me sugerem?

2 respostas

Olá, Frederico, tudo bem?

Realmente, você está prestes a encarar um bom desafio!

Conhecer bem quais os processos da equipe em que você irá atuar é fundamental. Uma vez tendo esse conhecimento, você terá mais flexibilidade de adaptação do seu contexto de trabalho anterior para o atual.

A ideia é que as cerimônias e boas práticas do agile continuem as mesmas. Também é interessante dedicar um tempo para entender como a equipe funciona. Ou seja, quais são as nuances de cada processo? Qual a cadência de entregas do time? Quais as métricas atuais sobre isso?

Recolhendo todas as informações, um outro passo importante é a implementação da cultura agile, algo que demanda um esforço contínuo de toda a equipe. O curso empresa ágil: introduzindo o business agility nas organizações pode te ajudar a entender melhor como reaplicar a agilidade em outros contextos.

Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Obrigado Bruna, eu já havia selecionado este curso para estudos e vou focar nesses pontos que você salientou.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software